Arte do dia

Já cheira a setembro

Porque nem só dos dias se ocupam as sugestões artísticas que preenchem esta rubrica, aqui ficam cinco propostas com datas de chegada previstas já para as próximas semanas.

A segunda (e definitiva) morte de um escritor só acontece quando este deixa de ser reeditado e, por arrasto, lido. É por isso que as reedições são sempre um ato de resistência, assente, antes de mais, na recusa do esquecimento. Em setembro, a Dom Quixote faz chegar às livrarias novas edições de "Contos da Montanha" e "Novos Contos da Montanha", dois dos livros que ajudaram a firmar o nome de Miguel Torga no restrito rol de grandes narradores do século XX português. Mais do que uma apologia da ruralidade, o que se (pres)sente nestes contos é uma expressão exata dos sentimentos e das amplas matizes de que se reveste a humanidade, a partir de pequenas comunidades do interior de Portugal durante o Estado Novo.

Pode uma máscara de Beethoven, encontrada por acaso num mercado de rua, mudar a vida de alguém? É esta a premissa que desencadeia a nova proposta dramatúrgica do Teatro Meridional, com estreia apontada para 8 de setembro, no Poço do Bispo, em Lisboa. Natália Luiza encena um texto escrito por Eric-Emmanuel Schmitt que procura "desencadear em cada uma das personagens uma jornada iniciática, levando-as ao confronto com dimensões, emoções e acontecimentos das suas próprias vidas, ensurdecidas consciente e inconscientemente como forma de ocultar mágoas e todo e qualquer sofrimento".

Insubmisso e livre até ao fim, Artur do Cruzeiro Seixas legou-nos uma obra, nas artes plásticas e na poesia, que resiste a tentativas alheias de apropriação. Razões que tornam ainda mais premente a visita à derradeira exposição do artista, cuja inauguração no Porto (no espaço Atmosfera m) acontece já a 17 de setembro. Comissariada por Carlos Cabral Nunes, a exposição está integrada nas comemorações do centenário de um dos fundadores do movimento surrealista português e integra a instalação "100 nadas perfeitos", realizada pelo coletivo Borderlover, entre outras obras de homenagem.

PUB


A vontade que todos temos de regressar em força às salas de cinema sem os constrangimentos a que já nos habituámos é imensa. Ainda assim, quando o filme em causa marca a estreia na realização de alguém como Viggo Mortensen, vale bem a pena tolerarmos as obrigações exigidas. Já com estreia marcada para 2 de setembro, "Falling - Um Homem Só" é um drama sobre o envelhecimento e a necessidade de perdão que relata os problemas de uma família em lidar com a demência progressiva do seu patriarca.

A contenda entre Kanye West e Drake permanece acesa. O lançamento dos respetivos novos discos estava previsto para os primeiros dias de setembro, mas "Donda" acabou por ser divulgado - inadvertidamente, segundo West - nos últimos dias.

O ligeiro desfasamento temporal não vai impedir a comparação exaustiva entre ambos - não tanto pelo número de discos vendidos (cifra residual nos dias que correm), mas pela avaliação de todos os indicadores que compõem hoje o mercado, do número de 'views' ao de 'shazams.
Um avanço do novo disco de Drake já está disponível nas plataformas habituais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG