Cultura

João Ubaldo Ribeiro elogia escolha de Mia Couto para Prémio Camões

João Ubaldo Ribeiro elogia escolha de Mia Couto para Prémio Camões

O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro elogiou a escolha do moçambicano Mia Couto como vencedor da 25ª edição do Prémio Camões.

"Mia Couto é, sem dúvida, um dos escritores mais importantes da língua portuguesa, e esse prémio é o reconhecimento que sua obra já há tempo faz por merecer", disse à Lusa no Brasil Ubaldo Ribeiro, distinguido com o galardão em 2008.

O escritor brasileiro afirmou também que se congratula "festivamente com Mia Couto e com a literatura moçambicana, que ele honra com sua arte e exemplo".

PUB

O júri da 25.ª edição decidiu, na segunda-feira, premiar Mia Couto pela "vasta obra ficcional caracterizada pela inovação estilística e pela profunda humanidade".

A obra de Mia Couto, "inicialmente, foi muito valorizada pela criação e inovação verbal, mas tem tido uma cada vez maior solidez na estrutura narrativa e capacidade de transportar para a escrita a oralidade", disse à Lusa José Carlos Vasconcelos, membro do júri.

O Prémio Camões foi criado por Portugal e pelo Brasil e atribuído pela primeira vez em 1989, distinguindo o escritor Miguel Torga.

É a segunda vez que é escolhido um escritor de Moçambique, depois de José Craveirinha, em 1991.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG