Concertos

Kendrick Lamar atua em Lisboa em 2016

Kendrick Lamar atua em Lisboa em 2016

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar em Portugal em julho do próximo ano, no festival Super Rock, em Lisboa.

O anúncio do regresso do músico a Portugal, marcado para 16 de julho, acontece numa altura em que o "To pimp a butterfly" surge na lista dos melhores álbuns de 2015, de publicações como a revista norte-americana "Rolling Stone", o jornal britânico "The Guardian" e em vários média portugueses.

Kendrick Lamar, que atuou em 2014 no Nos Primavera Sound, no Porto, regressa a Portugal para o Super Bock Super Rock (SBSR), de 14 a 16 de julho, em vários espaços do Parque das Nações, em Lisboa. Do cartaz fazem já parte The National, Kurt Vile, Jamie XX, Mac DeMarco e Bloc Party.

Aos 29 anos, Kendrick Lamar é "finalmente uma superestrela do rap", como descreve a revista Rolling Stone, a propósito de "To pimp a butterfly", o terceiro álbum de estúdio.

"Desta vez, sem deixar de lado inquietações interiores, revela preocupações sociais e políticas, tornando-se numa voz credível da consciência afro-americana", escreve o jornal Público sobre Kendrick Lamar, e sobre o álbum editado este ano.

"To pimp a butterfly", um álbum que inclui o jazz dos anos 1960, o funk dos anos 1970 e o hip hop dos anos 1990 - refere o Guardian - já valeu a Kendrick Lamar onze nomeações para os prémios Grammy. Em fevereiro, quando forem revelados os vencedores, saber-se-á se se confirma o favoritismo.

O jornal britânico recorda que o rap consciencioso de Kendrick Lamar ganhou outra dimensão quando no verão o tema "Alright" foi entoado num protesto do movimento Black Lives Matter, em Cleveland, sobre direitos da comunidade afro-americana e sobre a atuação da polícia norte-americana.

PUB

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu "How much a dollar cost", um dos temas do álbum de Kendrick Lamar, como a canção de 2015.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG