Cultura

Led Zeppelin não plagiaram "Stairway To Heaven", diz tribunal

Led Zeppelin não plagiaram "Stairway To Heaven", diz tribunal

Os jurados do Tribunal Federal de Los Angeles, Estados Unidos, decidiram esta quinta-feira que o grupo de rock Led Zeppelin não plagiou o início da música "Stairway to Heaven".

O júri deu a conhecer esta quinta-feira a sua deliberação afirmando que, apesar de o duo de autores da música, o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page, ter tido acesso antecipado ao material pertencente à banda Spirit e ao compositor Randy Califórnia, não existem provas suficientes que indiquem ter havido plágio.

A autoria da música em questão, um das grandes criações da história do rock, foi posta em causa por Michael Skidmore, amigo do guitarrista Randy Califórnia, que exigia que os créditos da criação da música fossem tripartidos.

Plant e Page estiveram presentes na leitura do veredicto, pouco tempo depois de o juiz Gary Klausner ter concordado em deixar os jurados ouvir as versões acústicas de "Taurus" e de "Stairway To Heaven", uma última vez.

Durante o julgamento, Robert Plant e Jimmy Page negaram ter plagiado a introdução da música de 1971 "Taurus", uma faixa instrumental pertencente à banda norte-americana Spirit.

PUB

Robert Plant explicou perante o tribunal, em Los Angeles, onde decorreu o julgamento, a sua versão da criação da música "Stairway to Heaven", gravada entre o final de 1970 e o início de 1971.

Durante seis dias de apresentação de provas, a acusação precisou que os músicos [Plant, Page, Jones e Bonham], quando ainda não eram conhecidos como Led Zeppelin, tocaram na primeira parte de um concerto da banda Spirit.

Os músicos da banda Led Zeppelin testemunharam e afirmaram que nunca tiveram interações substanciais com Randy Califórnia e negaram ter ouvido a música "Taurus" antes de gravarem "Stairway To Heaven".

Especialistas chamados pela acusação afirmaram existir semelhanças entre as melodias das duas músicas, mas testemunhas da defesa referiram que o padrão dos acordes usados na introdução de "Stairway To Heaven" é tão comum que os direitos de autor não se aplicam.

A queixa de Skidmore afirmava que os Led Zeppelin já plagiaram outras composições de outros músicos, citando 16 canções que foram disputadas incluindo "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG