Exclusivo

Lello oferece 300 mil euros pela edição de "Os Lusíadas" do Ateneu

Lello oferece 300 mil euros pela edição de "Os Lusíadas" do Ateneu

O Ateneu Comercial do Porto recebeu nos últimos dias uma proposta de 300 mil euros da Livraria Lello para a compra do exemplar de "Os Lusíadas" que tem na sua posse.

A proposta cobre não apenas os 250 mil euros que faziam parte da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada a 13 de janeiro, por ocasião das comemorações do 113.º aniversário da livraria portuense, mas contempla também um reforço de 50 mil euros. Esse montante destina-se à abertura de um fundo que tem por objetivo o restauro da valiosa biblioteca do Ateneu, parcialmente em risco devido à falta de verbas para a sua recuperação e manutenção.

"Aberto ao contributo das forças vivas e dos cidadãos do Porto", o movimento público pretende "captar os recursos necessários para que o Ateneu possa devolver a sua vasta e prolífica biblioteca à comunidade e, de forma mais vasta, aos portuenses, cuidando do restauro desses milhares de volumes e da concretização das melhores condições para que os mesmos possam ser acedidos, manuseados, contemplados e, sim, lidos", como é possível ler na proposta a que o JN teve acesso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG