Cultura

"Lincoln" e "A vida de Pi" são os mais nomeados para os Oscares

"Lincoln" e "A vida de Pi" são os mais nomeados para os Oscares

Os filmes "Lincoln" e "A vida de Pi" são os que somam mais nomeações, 12 e 11 respetivamente, para a 85ª edição dos prémios de cinema Oscares, anunciou, esta quinta-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Apesar de ser previsível a presença dos dois filmes na corrida aos Oscares, estando nomeados, por exemplo para melhor filme e realização, há outros concorrentes de peso, nomeadamente a comédia dramática "Guia para um final feliz", de David O. Russell, com oito nomeações.

"Lincoln", de Steven Spielberg, sobre o antigo presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, está nomeado também nas categorias de representação - para Daniel Day-Lewis, Sally Field ou Tommy Lee Jones - ou argumento adaptado.

Já "A vida de Pi", de Ang Lee, soma 11 nomeações, nomeadamente melhor fotografia, montagem ou banda sonora, mas falha nas categorias de representação.

Com oito nomeações, e possivelmente uma das surpresas desta edição dos Oscares, surge "Guia para um final feliz", de David O. Russell - que já esteve antes nomeado com "The Fighter" -, indicado para as principais categorias: melhor filme, realização, argumento adaptado e representação masculina e feminina: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e Jacki Weaver.

O musical "Os miseráveis" tem sete nomeações, com destaque para as interpretações de Hugh Jackman e Anne Hathaway, mas Tom Hooper, que em 2011 venceu o Óscar de melhor realização com "O discurso do Rei", falhou agora uma nomeação nesta categoria.

"Argo", de Ben Affleck, também soma sete nomeações em categorias técnicas e para o Oscar de melhor filme.

PUB

Seria óbvia a inclusão da produção europeia "Amor", de Michael Haneke, na categoria de melhor filme estrangeiro, mas a produção está ainda indicada para quatro outras categorias: melhor filme, realização, argumento original e atriz principal, para Emmanuelle Riva.

Outra das surpresas deste ano é a escolha de "Beasts of the Southern Wild", filme de Benh Zeitlin, nomeado para quatro Oscares, nomeadamente melhor realização e filme.

O polémico filme "00:30 Hora Negra", de Kathryn Bigelow, soma cinco nomeações - melhor filme ou argumento original de Mark Boal - mas está excluído da realização, categoria conquistada pela cineasta em 2010 com "Estado de Guerra".

Na categoria de melhor filme estão indicados no total nove filmes: "Argo", "Django libertado", de Quentin Tarantino, "Amor", "A vida de Pi", "os miseráveis", "Lincoln", "00:30 Hora Negra", "Guia para um final feliz" e "Beasts od the southern wild".

Para o Oscar de melhor realização estão indicados: David O. Russell, Ang Lee, Steven Spielberg, Michael Haneke e Benh Zeitlin.

Para ator principal estão nomeados Bradley Cooper, Daniel Day-Lewis, Denzel Washington ("Flight"), Joaquin Phoenix ("O mentor") e Hugh Jackman.

Para melhor atriz principal estão indicadas Naomi Watts ("The impossible"), Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis, de "Beasts od the southern wild" e que aos nove anos é a mais nova atriz dos Oscares a estar nomeada.

A 85ª edição dos Oscares está marcada para 24 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia, e terá apresentação de Seth MacFarlane, criador da série "Family Guy".

E os nomeados são:

Melhor filme

Amor

Argo

Beasts of the southern wild

Django Libertado

Os Miseráveis

A Vida de Pi

Lincoln

Guia Para Um Final Feliz

00h30: Hora Negra

Melhor realizador

Steven Spielberg, Lincoln

Ang Lee, A Vida de Pi

Michael Haneke, Amor

David O. Russell, Guia Para Um Final Feliz

Behn Zeitlin, Beasts of the southern wild

Melhor ator

Daniel Day-Lewis, Lincoln

Bradley Cooper, Guia Para Um Final Feliz

Joaquin Phoenix, O Mentor

Hugh Jackman, Os Miseráveis

Denzel Washington, Flight

Melhor atriz

Naomi Watts, The Impossible

Jessica Chastain, 00h30: Hora Negra

Jennifer Lawrence, Guia Para Um Final Feliz

Emmanuelle Riva, Amor

Quvenzhané, Wallis The beasts of the southern wild

Melhor ator secundário

Christoph Waltz, Django Libertado

Philip Seymour Hoffman, O Mentor

Robert De Niro, Guia Para Um Final Feliz

Alan Arkin, Argo

Tommy Lee Jones, Lincoln

Melhor atriz secundária

Sally Field, Lincoln

Anne Hathaway, Os Miseráveis

Amy Adams, O Mentor

Helen Hunt, The Sessions

Jacki Weaver, Guia Para Um Final Feliz

Melhor filme estrangeitro

Amor (Áustria)

No (Chile)

War Witch (Canadá)

A Royal Affair (Dinamarca)

Kon-Tiki (Noruega)

Melhor filme de animação

Brave - Indomável

Frankenweenie

ParaNorman

The Pirates! Band of Misfits

Força Ralph

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG