Guimarães 2012

Manoel de Oliveira e Godard convidados a filmar Guimarães

Manoel de Oliveira e Godard convidados a filmar Guimarães

Manoel de Oliveira, Pedro Costa, João Botelho e Jean-Luc Godard são alguns dos cineastas que filmarão até ao final de 2012 temas relacionados com a cidade de Guimarães, numa iniciativa da Capital Europeia da Cultura.

"No âmbito da Capital Europeia da Cultura, e até ao final de 2012, será produzida uma série de filmes que reflectirão a riqueza histórica e cultural da cidade de Guimarães, cruzando temas do passado com realidades do presente", indica a organização em comunicado enviado este sábado à Lusa.

Além dos realizadores já citados, participarão também nesta iniciativa, a convite da área de programação Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012, João Canijo, Margarida Gil, Aki Kaurismaki e Victor Erice, entre outros.

PUB

O programa, que pretende "celebrar o cinema como matéria indissociável das memórias, mas também impulsionar o seu crescimento em Portugal", tem um orçamento de 2,3 milhões de euros para a criação de novas obras cinematográficas, segundo a organização.

"Além da encomenda de novas produções, através do convite a autores nacionais e internacionais, o 'cluster' Cinema e Audiovisual pretende transformar Guimarães num novo centro de criação de cinema. Para tal, o projecto contempla também a criação de uma Plataforma de Produção Audiovisual", refere a Guimarães 2012.

A primeira de um total de "mais de três dezenas de obras" previstas será uma curta-metragem do cineasta português Rui Simões sobre as festas tradicionais Gualterianas, que será exibida durante o próximo ano, e cujas filmagens já se iniciaram, dando o "pontapé de saída" oficial no calendário de filmagens.

Com uma equipa de nove elementos, Rui Simões vai documentar alguns dos momentos mais emblemáticos daquela tradição popular, como a Corrida de Cavalos ou a Marcha Gualteriana, que decorrem na próxima segunda-feira, 8 de Agosto, último dia das Festas Gualterianas que se realizam desde 1906 em honra de São Gualter, santo padroeiro de Guimarães, sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG