Cultura

Manuela Marques venceu prémio BES Photo 2011

Manuela Marques venceu prémio BES Photo 2011

A artista Manuela Marques, vencedora do Prémio BES photo 2011, mostrou-se emocionada por o júri internacional do galardão ter escolhido um trabalho que "afirma a dúvida em vez da certeza das coisas".

Em declarações à agência Lusa após o anúncio do premiado, a vencedora comentou que este prémio, no valor de 40 mil euros, vai proporcionar-lhe "tranquilidade" para prosseguir vários projectos que tem em curso.

A cerimónia decorreu no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, com a presença do coleccionador Joe Berardo, do presidente do BES, Ricardo Salgado, patrocinador do galardão e cerca de meia centena de convidados.

O português Carlos Lobo, o angolano Kiluanji Kia Henda, o moçambicano Mário Macilau e o brasileiro Mauro Restiffe eram os outros quatro finalistas do Prémio BES Photo 2011, este ano alargado a criadores de nacionalidade brasileira e dos países africanos de língua portuguesa.

Iniciativa do Banco Espírito Santo (BES) em parceria com o Museu Colecção Berardo, ao galardão - o mais importante para as artes visuais a nível nacional - junta-se este ano a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que acolherá também a exposição das obras finalistas.

Nascida em Tondela, em 1959, Manuela Marques divide a residência entre Lisboa e Paris, onde tem exposto nos últimos vinte anos em instituições como o Centre National de la Photographie, o Centre Photographique d"Ile-de-France e o Musée Malraux.

Em Portugal, apresentou trabalhos pela primeira vez em 2002, nos Encontros da Imagem de Braga.

"É muito importante para mim recompensarem as dúvidas em vez das respostas", voltou a sublinhar a artista.

Os trabalhos dos cinco artistas que foram seleccionados para a final vão ainda ser apresentados este ano na Pinacoteca de São Paulo, parceira do evento este ano.

"É uma coincidência total porque o meu trabalho foi feito em São Paulo, portanto será muito especial mostrá-lo lá", salientou ainda.

Entre outros projectos, indicou que está a criar uma instalação em vídeo com o pôr-do-sol e o nascer-do-sol em várias cidades do mundo.

"Vai ser uma peça circular, uma espécie de dia contínuo", avançou, sobre o novo trabalho.

Os artistas seleccionados têm os seus trabalhos expostos no Museu Berardo desde 14 de Março, permanecem até 13 de Junho de 2011 e seguem para a Pinacoteca de São Paulo entre Julho e Agosto de 2011.

O Prémio BES Photo, criado em 2004 para premiar a fotografia e as artes visuais, galardoou anteriormente Helena Almeida (2004), José Luís Neto (2005), Daniel Blaufuks (2006), Miguel Soares (2007), Edgar Martins (2008) e Filipa César (2009).O prémio entregue esta noite é referente a 2010.