Prémios

"Mar de Aral" totalista dos Galardões BD Comic Con

"Mar de Aral" totalista dos Galardões BD Comic Con

Os vencedores dos troféus Galardões BD Comic Con foram revelados este sábado , em sessão que teve lugar num dos auditórios do evento, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

O livro "Mar de Aral" foi o grande vencedor, recebendo os três prémios para que estava nomeado: Melhor Argumento (para José Carlos Fernandes), Melhor Desenho (para Roberto Gomes) e Melhor Álbum de Autor Português, este último contemplado com um prémio monetário no valor de dois mil euros.

Co-edição da G. Floy e da Comic Heart, trata-se de uma compilação de cinco histórias curtas, que abordam de forma irónica e mordaz, temáticas como a validade limitada dos recursos do planeta ou a extinção e evolução das espécies.

Num ano especialmente produtivo para a banda desenhada nacional, "Watchers" (ASA), de Luís Louro, que estava nomeado para aquelas três categorias, acabou por ser o grande derrotado, uma vez que não arrebatou qualquer troféu.

O Prémio para Melhor BD Curta coube a Rui Lacas, por "Sacred Monster", publicada na antologia "Humanus" (Escorpião Azul).

Finalmente, o prémio para Melhor BD Estrangeira editada em português distinguiu "The Fade Out" (G. Floy), um policial negro ambientado nos bastidores cinematográficos de Hollywwod nos anos 1950, em plena época de caça às bruxas pelo FBI de Hoover. O troféu foi entregue ao seu argumentista, Ed Brubaker, uma vez que ele é um dos convidados da Comic Con Portugal, que decorre até amanhã, domingo.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG