Media

A foto do calor em Braga que chegou à CNN

A foto do calor em Braga que chegou à CNN

Portugal está nestes dias de calor a ser notícia um pouco por todo o mundo. No dia em que as temperaturas podem bater recordes, a CNN escolheu uma fotografia de Braga para uma notícia sobre o calor que atinge a Península Ibérica.

A temperatura mais alta alguma vez sentida e registada em continente europeu é a de 47,3 graus. Aconteceu em julho de 1977, na Grécia. Até domingo, Portugal e Espanha enfrentam uma forte onda de calor que pode deixar esse recorde para trás. Há quatro distritos portugueses que esta sexta-feira têm temperaturas máximas muito perto dos 45 graus.

Curiosamente, o site da cadeia de televisão norte-americana CNN escolheu uma fotografia de Braga para ilustrar o calor em Portugal. "Uma criança refresca-se com água em Braga, no norte de Portugal", diz a legenda da foto captada por Hugo Delgado, da agência LUSA.

O concelho de Braga encontra-se já de prevenção máxima para a vaga de calor desde esta sexta-feira, em que está em Alerta Vermelho, podendo a todo o momento, ser acionado o Plano de Emergência Municipal, como afirmou o vice-presidente, Firmino Marques.

O aviso vermelho, o mais grave, foi prolongado em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

ver mais vídeos