
Comunidade búlgara em Alfândega da Fé
Rui Oliveira/Global Imagens
A revista Notícias Magazine, do grupo do Jornal de Notícias, foi distinguida com o galardão "Diversidade Cultural", na cerimónia de entrega dos prémios de Comunicação "Pela Diversidade Cultural" 2017, promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações.
O trabalho premiado foi a reportagem "Eu vim de longe, os novos povoadores do interior português", do jornalista Ricardo Jorge Rodrigues, sobre as comunidades búlgaras e cazaques imigradas na região do Vale do Douro, e que contou com a mestria fotográfica do repórter Rui Oliveira.
A jornalista Joana Gorjão Henriques, do jornal "Público", venceu na categoria de Imprensa escrita, com o trabalho "A geração de "portugueses imigrantes" a viver em Portugal". O prémio Rádio foi atribuído a Rita Colaço (Antena 1) com a peça "Jamaika também é Portugal" e o prémio Televisão foi para "Renegados", dos jornalistas da SIC Sofia Pinto Coelho, Filipe Ferreira, Rui Berton, Isabel Cruz, José Dias e Diana Matias.
"Nós Muçulmanos", de José Carlos Carvalho (revista Visão) venceu o prémio Fotojornalismo e "Rostos de Guerra" (Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro) foi distinguido com o prémio Jovem.
O galardão Órgãos de Informação Regionais e Locais foi atribuido ao semanário Região de Leiria, com o trabalho "Primeira igreja não católica de Leiria cumpre um século de luta contra a discriminação", de Carlos Manuel Ferreira dos Santos Almeida.
"Teaser Estoril Conferences 2017", de Alexandre Borges, levou para casa o prémio Diversidade nos Guiões.
Os vencedores foram anunciados esta segunda-feira, numa cerimónia realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
