Cultura

Morreu o artista mais velho do Mundo

Morreu o artista mais velho do Mundo

Com 108 anos de vida e 90 anos de carreira, morreu Johannes Heesters, considerado pelo "Guinness Book" o artista mais velho do Mundo. O tenor e actor holandês esteve envolto em várias polémicas ao longo do seu percurso e nunca se livrou da reputação de simpatizante do regime nazi de Hitler.

Com mais de nove mil actuações em peças de teatro, musicais e filmes, Heesters terá sido um apoiante de Hitler, que seria também um apreciador do trabalho do actor.

O holandês terá actuado para o ditador alemão durante o Terceiro Reich e terá feito parte de uma comitiva nazi que assistiu em 1941, em Dachau, a um musical protagonizado por judeus detidos naquele campo de concentração. O artista sempre negou esta acusação, apesar de ter assumido que terá feito afirmações dúbias sobre Hitler.

Um momento decisivo que marcou o rumo da vida e carreira de Heesters aconteceu, em 1964, depois de ter aceite o papel do capitão Von Trapp numa peça de teatro. Os holandeses não o perdoaram por considerarem ser um insulto Johannes Heesters interpretar o papel de alguém que nunca se dobrou ao jugo nazi. Desde então, o artista passou a trabalhar na Alemanha e na Áustria e só voltou a actuar com sucesso no seu país Natal em 2008.

Já este ano, o debilitado Heesters ainda participou numa curta-metragem com o título "Ten", naquele que foi o seu último trabalho conhecido.