Óbito

Morreu o cantor Eduardo Nascimento, intérprete de "O Vento Mudou"

Morreu o cantor Eduardo Nascimento, intérprete de "O Vento Mudou"

O artista de 76 anos morreu esta sexta-feira, vítima de doença prolongada, avança a SIC Notícias. Eduardo Nascimento venceu o Festival da Canção em 1967 com a canção "O vento mudou".

Eduardo Nascimento nasceu em Luanda, Angola, a 26 de junho de 1943, mas tinha ascendência portuguesa pela parte do avô materno.

Foi um dos primeiros afrodescendentes a pisar o palco do Festival da Canção, ainda durante o Estado Novo, em 1967. Interpretou a canção "O Vento Mudou", que viria a ficar em 12.º lugar, na competição europeia, em Viena, de acordo com o histórico da Eurovisão.

Na segunda metade dos anos 60, o músico foi também líder do conjunto angolano "Os Rocks".

Além da carreira na música, Eduardo Nascimento integrou o pessoal de terra da TAP durante a ponte aérea entre Luanda e Lisboa, em novembro de 1975, a dias da independência de Angola.

Voltou à música pontualmente, sobretudo em espetáculos de evocação dos festivais. Em anos recentes chegou a admitir à imprensa o regresso à carreira de cantor, com um repertório próprio, num projeto com o maestro Nuno Feist.

Mudou-se definitivamente para Portugal em 1985, já depois do processo de descolonização.

O corpo do cantor estará, este domingo, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. Já na segunda-feira, pelas 14.00 horas, terão início as exéquias fúnebres, com a celebração da missa de corpo presente, seguindo o funeral para o crematório do Alto de S. João, em Lisboa.