A banda irlandesa My Bloody Valentine recorreu às redes sociais para alertar os fãs de que as letras das suas músicas, partilhadas no Spotify, estão "incorretas" e que são "insultuosas". O grupo de rock alternativo é conhecido pelas letras quase inaudíveis e muitas vezes impercetíveis.
A banda de Dublin mostrou a sua indignação com o Spotify, esta quinta-feira, nas redes sociais, por ver que a plataforma de streaming legendou de forma incorreta e imprecisa os sucessos do grupo.
Just noticed that Spotify has put fake lyrics up for our songs without our knowledge. These lyrics are actually completely incorrect and insulting. We"re not sure where they got them from, probably one of those bullshit lyrics sites on the internet
"Acabamos de reparar que o Spotify colocou letras falsas nas nossas canções sem o nosso conhecimento. Estas letras são, na verdade, completamente incorretas e insultuosas. Não temos a certeza de onde as arranjaram, provavelmente num desses sites de letras da treta na Internet", pode ler-se na publicação feita no Twitter.
O grupo, liderado por Kevin Shields, nunca clarificou as letras das canções, em grande parte inaudíveis, mesmo dentro das notas dos seus próprios discos. Um mistério que acompanha a banda desde o início e é considerada a "imagem de marca" dos artistas irlandeses.
Em 1991, Shields disse ao jornalista David Cavanagh, citado pelo "The Guardian", que nem sequer escrevia a letra exata das músicas para os editores do grupo.
"Eu dou-lhes os títulos", disse ele. "Depois uma rapariga da Creation [antiga editora do grupo] ouve as canções e escreve o que pensa que eu estou a cantar. E é isso que ela lhes dá. Na verdade, as letras são mais dela do que minhas. E algumas das discrepâncias são hilariantes", confessou.
Em 2021, a plataforma de streaming sueca lançou uma funcionalidade que permite aos utilizadores ler a letra das músicas enquanto a ouvem. Após as críticas do grupo, as letras foram do Spotify, esta sexta-feira, no entanto continuam acessíveis na plataforma Musixmatch, que trabalha em parceria com a empresa sueca para a integração das letras.
Durante muito tempo, os My Bloody Valentine recusaram-se a divulgar o seu catálogo musical nos serviços de streaming. Mas em 2021, a postura da banda mudou com o contrato assinado com a Domino Records. Pela primeira vez, os hits de "Isn't Anything" (1988), "Loveless" (1991) e "MBV" (2013) estavam disponíveis nos serviços de streaming de todo o mundo. Com este anúncio veio também a revelação de que o rock alternativo ia ganhar dois novos álbuns com a assinatura de My Bloody Valentine.