Quase 80 mil pessoas participaram este fim de semana na Festa do Outono da Fundação de Serralves, no Porto, mais 30% do que na edição anterior.
De acordo com um comunicado de balanço da Fundação, passaram durante o fim de semana na XI edição da festa que celebra o outono 79091 pessoas, a maior afluência de sempre.
Nos dois dias, a festa centrou-se na celebração da natureza e na importância da sua proteção e ofereceu aos visitantes "centenas de propostas em todos os espaços da Quinta e do Parque de Serralves", lê-se no comunicado.
Este ano houve também um número crescente de parcerias, de diversas câmaras a associações, e a festa contou com iniciativas que foram de "workshops" a oficinas, de percursos a espetáculos de teatro, música e circo, ou de 'performance' a instalações e jogos.
Ainda de acordo com o comunicado, os visitantes que responderam a um inquérito avaliaram positivamente a iniciativa e a maioria (61,3%) disse que não tinha estado na edição anterior.
Os principais pontos de satisfação desta edição incluem a qualidade e diversidade das atividades do programa (4,43 em 5), o atendimento (4,44 em 5), as práticas ambientais promovidas no evento (4,44 em 5) e as políticas de gestão de resíduos e poluição (4,46 em 5).
Ainda se concluiu que 30% dos que passaram por Serralves no fim de semana não eram portugueses. Mais de 80% dos inquiridos disseram que querem voltar no próximo ano.
Os resultados foram obtidos pelo Núcleo de Investigação do ISAG - European Business School (NIDISAG), que, pela 6.ª vez consecutiva, aplicou mais de mil inquéritos durante os dois dias do evento.
A Festa do Outono, dirigida a todos os públicos e gratuita, terminou na noite deste domingo.