Sugestões

Os vinhos biológicos da Beira Interior

Os vinhos biológicos da Beira Interior

Duas propostas que resultaram de uma aventura na vinificação

Durante o ano de 2002, estava eu a iniciar a carreira profissional como enólogo em Portugal, conheci de perto a Região da Beira Interior, nomeadamente a zona de Figueira de Castelo Rodrigo. Logo nessa altura senti que os solos vermelhos com "pitadas" de quartzo traziam à região um caráter especial. Há pouco sítios no país onde se produzam vinhos com tanto quartzo espalhado pelos solos.

Estive perto de comprar um terreno para plantar uma vinha e me fixar por ali. Mas a vida levou-me para outras paragens e desafios. Hoje, já na Casca Wines - empresa que fundei em 2008 -, no momento em que decidimos ter vinhos de uvas de produção biológica, não hesitei em voltar a terras da Beira Interior. Nesta região, de clima seco e espalhada em planaltos a cerca de 700m de altitude, é mais fácil produzir uvas em modo biológico.

Em 2017, iniciámos a nossa aventura de produção de vinhos biológicos nesta região. Começámos por produzir um branco e um tinto e ensaiámos nesse ano um modo de vinificação que permitisse que estes vinhos pudessem entrar no mercado o mais cedo possível. Esta foi a tarefa mais desafiante desta aventura. Os vinhos tintos daquela região têm uma boa acidez e uma estrutura que facilmente fica vincada, permitindo obter vinhos de grande longevidade em garrafa, mas muito difíceis de beber quando jovens.

O resultado foi surpreendente! Colocámos os vinhos que produzimos nesse ano no mercado seis meses após a vindima e em menos de um ano estavam esgotados. Neste contexto, proponho hoje dois vinhos: a versão 2018 do primeiro tinto que produzimos nesta região e um reserva que sei que honra bem o estilo tradicional da Beira Interior, com boa frescura e estrutura firme e com a particularidade de não ter qualquer adição de sulfuroso, ou sulfitos.

Fica o desafio, especialmente para quem nunca provou vinhos biológicos.

Monte Cascas Colheita 2018 | BEIRA INTERIOR DOC | PVP: 6,95 €

Monte Cascas Reserva 2018 Sem adição SO2 | BEIRA INTERIOR DOC| PVP: 12,95€

PARA A SEGUNDA SÉRIE DESTA RUBRICA, O JN DESAFIA OS PRODUTORES A APRESENTAREM OS SEUS VINHOS

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG