Arquitectura

Pedro Gadanho nomeado curador do MoMA de Nova Iorque

Pedro Gadanho nomeado curador do MoMA de Nova Iorque

O arquitecto português Pedro Gadanho será curador do Departamento de Arquitectura e Design do Museum of Modern Art de Nova Iorque, a partir de Janeiro, anunciou a instituição cultural norte-americana.

Como curador de arquitectura contemporânea, refere o Museum of Modern Art (MoMA) em comunicado, Pedro Gadanho terá responsabilidades sobre a colecção do Museu neste campo e a supervisão de programas como o de jovens arquitectos norte-americanos e internacionais e a organização de exposições da série "Assuntos da Arquitectura Contemporânea".

Outras responsabilidades incluem o desenvolvimento de "exposições de maior envergadura de arquitectura contemporânea, incluindo exposições que explorem as relações entre a arquitectura e outras práticas artísticas contemporâneas", referiu ainda a nota divulgada pelo MoMA.

PUB

Para Barry Bergdoll, curador-chefe de Arquitectura e Design do MoMA, Pedro Gadanho é "um curador talentoso e inovador e um incansável promotor das práticas contemporâneas".

"Como um elemento de ligação chave entre o museu e académicos, profissionais e organizações parceiras, ele vai solidificar o nosso papel como montra dos mais inovadores arquitectos contemporâneos e vai ajudar-nos a desenvolver posições de relevância na arquitectura contemporânea e programas e exposições", adianta Bergdoll.

O arquitecto português vai iniciar novas funções a 11 de Janeiro, de acordo com o MoMA.

Pedro Gadanho é mestre em arquitectura pela Universidade do Porto e mestre em arte e arquitectura pelo Kent Institute of Design, do Reino Unido.

Possui também um doutoramento em arquitectura e 'mass media' pela Universidade do Porto, onde leccionou na Faculdade de Arquitectura.

Foi curador de várias exposições de arquitectura na Europa, incluindo a de Portugal na bienal de Veneza em 2004.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG