Arte do dia

Pequenas e grandes maravilhas

Pequenas e grandes maravilhas

Se Elvis fosse vivo (no coração dos fãs ainda o é) completaria esta sexta-feira 86 anos. Em Portugal existe, há várias décadas, um clube de fãs 100% Elvis-Still Rockin que se dedica a convívios e iniciativas para manter viva a memória do Rei.

Na impossibilidade de viajarmos - pelo menos com tanta facilidade - como na época pré-pandémica aconselhamos hoje uma visita ao Museu Barbearia Elvis, em Oliveira de Azeméis. O proprietário, Aníbal Simão, é um acérrimo fã e foi reunindo vários colecionáveis sobre o rei.

Entre outras pérolas, Elvis deixou este "Wonder of you", música que faz parte da banda sonora da série da HBO "Big little lies", na versão dos The Villagers.

Para hoje propomos uma visita ao Planetário do Porto, ou ao Planetário Calouste Gulbenkian, onde se pode aprender mais sobre as descobertas feitas pelo pai da ciência, Galileu Galilei, que faleceu em Florença em 1642, aos 77 anos.

Encantado com a vida deste homem, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, escreveu "A vida de Galilei" entre 1938 e 1956, escolhendo situações paradigmáticas para questionamentos como as implicações da ciência na sociedade. O Teatro Aberto, em Cascais, apresentou uma peça sobre esta obra em 2006. Também em 2016, o Teatro do Bolhão, no Porto, revisitou a peça.

PUB

Aqui pode ver um excerto:


Também em Itália, mas com um distanciamento de 300 anos, morreu um dos viajantes mais intrépidos de que há memória: Marco Polo (1254-1324). As suas aventuras entre a Europa e a Ásia foram narradas no livro "As viagens de Marco Polo", que serviu de guia para vários navegantes do século XV. Tudo porque durante o período em que esteve preso, Marco Polo terá tido como companheiro de cela Rustichello, autor de romances de cavalaria que se interessou pelas fantásticas narrativas.

O livro foi recebido com incredulidade, tais eram as suas façanhas, mas fascinou os leitores, transformando Marco Polo numa figura lendária. A primeira tradução portuguesa foi impressa em 1508, com o título "Livro de Marco Polo".

No livro são descritas as regiões atravessadas por Marco Polo, da Pérsia à Mongólia e China, e com informações sobre o Japão e a Índia.

Nos anos 1980, numa época em que todas as crianças (e restante população que tinha televisão) viam os dois canais televisivos existentes, era emitida a versão italiana da série animada de "As aventuras de Marco Polo", sobre a vida e aventuras do mercador.

Aqui fica uma animação para que se possa descobrir, em família, quem foi Marco Polo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG