Cultura

Porto tem "o melhor vereador da Cultura do país"

Porto tem "o melhor vereador da Cultura do país"

Paulo Cunha e Silva nunca se cansa, mas cansa andar com ele, não porque seja cansativo, mas porque nunca abranda.

Pouco mais de um ano em funções como vereador da Cultura da Câmara do Porto foi quanto bastou para que o município fosse distinguido com o prémio de melhor programação autárquica do país pela Sociedade Portuguesa de Autores.

O galardão é entregue esta segunda-feira à noite na gala da cooperativa de autores, em Lisboa, e celebra em tempo mais ou menos recorde a confirmação da aposta cultural feita pelo autarca independente Rui Moreira.

A distinção demonstra que "a cultura pode não ser a cereja em cima do bolo, mas o bolo que sustenta a cereja", qualifica Cunha e Silva ao JN. Ou seja, "o reconhecimento de que a estratégia de Rui Moreira, que me coube implementar, estava certa ao entender a cultura como eixo central da ação política na articulação com a coesão social e o desenvolvimento económico, para o que concorreu, naturalmente, o apoio incondicional de todo o Executivo e a vontade de participação da cidade".

A lista de iniciativas e desobstruções é extensa. Destaquemos apenas alguns exemplos. O Teatro Municipal do Porto (que agora agrega Rivoli e Campo Alegre) ganhou vida, a Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett o Edifício AXA também. A Feira do Livro do Porto foi reinventada, o Fórum do Futuro 2014 lançado, "A Festa é Aqui" inaugurada. Foi colmatada a ausência, que afinal era só aparente, de cinema independente na Baixa e a exposição "You love me, you love me not ", da Fundação Sindika Dokolo, a mais importante coleção de arte africana contemporânea, bateu recordes de afluência e valeu à cidade a escolha para futura sede europeia da fundação do marido de Isabel dos Santos. O apoio da Autarquia ao serviço educativo da Casa da Música foi ampliado, em verba e importância - Rosário Gamboa, presidente do Instituto Politécnico, é a mulher que se segue. E o Open House chega pela primeira vez à cidade em julho.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG