Livro

Regresso de Elena Ferrante ainda sem data para Portugal

Regresso de Elena Ferrante ainda sem data para Portugal

Cinco anos depois do êxito da tetralogia "A amiga genial", Elena Ferrante regressou aos romances. Tanto bastou para que a publicação de "La vita bugiarda degli adulti" ("A vida mentirosa dos adultos", na previsível tradução para português) fosse o acontecimento do dia, ontem em Itália.

O mistério que rodeia a autora cuja identidade é mantida em segredo foi extensivo ao lançamento do livro. No início da madrugada de quarta-feira, vários jornalistas receberam por email um código que dava acesso à leitura do esperado livro. Na página inicial do documento, o editor louvou os méritos da obra, referindo que bastavam "cinco ou seus horas seguidas" para a ler na íntegra. Exatamente o período após o qual o livro chegou ao mercado italiano.

Com 366 páginas, "A vida mentirosa dos adultos" é protagonizado por uma adolescente napolitana chamada Giannina que enfrenta as transformações típicas da idade, além do traumatizante divórcio dos pais. É muito provável que a história agora iniciada tenha continuidade em breve.

Editora de Elena Ferrante até à data, a Relógio D"Água prefere não avançar com qualquer data de publicação do livro. Ao JN, o editor Francisco Vale adiantou apenas que "estamos ainda a negociar os direitos do novo romance".