Cultura

Saramago e Lídia Jorge finalistas do prémio brasileiro Zaffari & Bourbon

Saramago e Lídia Jorge finalistas do prémio brasileiro Zaffari & Bourbon

Prémio atribuído pela Universidade de Passo Fundo, no Brasil, pretende distinguir o autor do melhor romance publicado em língua portuguesa entre Junho de 2007 e Maio de 2009.

Os romances "A Viagem do Elefante", de José Saramago, e "O Vento Assobiando nas Gruas", de Lídia Jorge, são dois dos 10 finalistas do prémio Zaffari & Bourbon de Literatura, atribuído pela Universidade de Passo Fundo, no Brasil.

No valor de 100 mil reais (cerca de 38 mil euros), o prémio, que vai já na sexta edição, pretende distinguir o autor do melhor romance publicado em língua portuguesa entre Junho de 2007 e Maio de 2009.

Este ano, os outros finalistas são "A Chave de Casa", de Tatiana Salem Levy (editado em Portugal pela Cotovia), "Leite Derramado", de Chico Buarque (Dom Quixote), "O Filho Eterno", de Cristóvão Tezza (Gradiva), "Acenos e Afagos", de João Gilberto Noll, "Galileia", de Ronaldo Correia de Brito, "Heranças", de Silviano Santiago, "O Livro das Impossibilidades", de Luiz Ruffato, e "O Livro dos Nomes", de Maria Esther Maciel.

Compõem o júri o escritor Ignácio de Loyola Brandão e os professores Regina Zilberman, Benjamin Abdala Júnior, Letícia Malard e Luís Augusto Fischer. 

O vencedor será anunciado a 03 de Setembro em Porto Alegre e a entrega do prémio ocorrerá a 26 de Outubro, na abertura da 13.ª Jornada Nacional de Literatura, uma iniciativa da Universidade de Passo Fundo e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, no Estado brasileiro de Rio Grande do Sul.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG