teatro

Teatro Experimental do Porto homenageia Júlio Resende

Teatro Experimental do Porto homenageia Júlio Resende

O Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto vai homenagear o pintor Júlio Resende, em Junho, com uma exposição sobre o seu percurso na companhia.

O Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto (CCT/TEP) acaba também, por decisão da sua Assembleia-Geral, de nomear Júlio Resende como seu sócio honorário "pela relevância da sua ligação à companhia e pela importância da sua intervenção na arte e na cidadania".

"É uma das referências maiores das artes plásticas, do teatro e da cidadania em Portugal nos últimos 100 anos e uma referência no percurso do TEP", segundo a decisão da Assembleia-Geral do TEP, que aprovou esta distinção por unanimidade.

Júlio Resende, com 91 anos completados em Outubro, foi colaborador do TEP desde a fundação da companhia, a mais antiga em Portugal, criada em 1951.

Foi um dos participantes da 1ª Exposição de Artes Plásticas do TEP, em 1954.

Nos anos sessenta a sua colaboração foi mais permanente, quer enquanto professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto (hoje, Faculdade), onde teve papel de relevo nos sucessivos protocolos com o TEP, quer como cenógrafo e figurinista da companhia.

O pintor será homenageado em Junho com uma cerimónia pública e a organização de uma exposição sobre o seu percurso no TEP e nas Artes do Espectáculo, com calendário a definir oportunamente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG