O Jogo ao Vivo

Exposição

Única obra de Leonardo Da Vinci em Portugal exposta hoje no Porto

Única obra de Leonardo Da Vinci em Portugal exposta hoje no Porto

"É um enorme orgulho e privilégio". É desta maneira que muitos estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) celebram, esta quinta-feira, o 500º aniversário de Leonardo Da Vinci, com uma exposição única do desenho "Rapariga lavando os pés a uma criança".

A obra, exposta no Pavilhão de Exposições da faculdade, poderá ser vista apenas no dia de hoje, até às 20 horas da noite, devido à sua "antiguidade" e "características" da única obra do mestre italiano em Portugal, adiantou Luís Pinto Nunes, diretor do Museu FBAUP.

A mostra contêm, paralelamente, alguma documentação bibliográfica sobre o desenho, como escritos e catálogos de especialistas em Desenho Antigo, que vão permitir ao público perceber o historial, a cronologia e outras questões relacionadas com o desenho de Da Vinci.

Joana Cadeco, estudante de Design da faculdade, confessa que é "um orgulho e mérito ter a oportunidade de ver uma obra histórica". O mesmo acha Diana Ribeiro, aluna do mesmo curso, acrescentando que "é a única escola em Portugal que tem uma obra de Leonardo Da Vinci" e que foi "um privilégio enorme saber que tinha sido no Porto e na faculdade [Belas-Artes]".

A obra do mestre italiano foi apresentado, pela primeira vez ao público, em 1962 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição "Desenhos Sécs. XVI a XIX", sob o nome de outro autor: Raffaellino da Reggio. Passado três anos, em 1965, o historiador de arte britânico Philip Pouncey apurou a verdadeira autoria do desenho e a descoberta foi publicada na revista "Apollo", em 1978.

"Rapariga lavando os pés a uma criança" segue agora viagem ao Museu do Louvre, um dos mais visitados do mundo. A exposição terá início a 24 de outubro e reunirá as grandes obras de Da Vinci dedicada ao aniversário da morte do mestre renascentista.