A Casa da Música conjuga música e cinema com o ciclo de cine-concertos "Invicta.Música.Filmes". Este sábado a Orquestra Sinfónica da CdM acompanha o filme mudo de Charlie Chaplin.

Casa da Música

Orquestra Sinfónica acompanha ao vivo filme de Chaplin

Orquestra Sinfónica acompanha ao vivo filme de Chaplin

Quando Charlie Chaplin dirigiu em 1925 o seu filme "A Quimera do Ouro" não esperava certamente que um século após a sua existência, a tragédia muda tivesse o acompanhamento da Orquestra Sinfónica da Casa da Música (CdM) do Porto, numa sincronia perfeita entre a tela e a música ao vivo em palco. O festival de cine-concertos abraça desde 2013 este casamento entre música tocada ao vivo e que funciona como uma espécie de onomatopeia do filme em exibição. António Jorge Pacheco, diretor artístico da CdM lembra que "a cidade do Porto está intimamente ligada à história cinematográfica de Portugal, desde logo teve a primeira produtora de cinema a invicta filmes, a cidade de grandes realizadores, a cidade de Manoel de Oliveira, de João Canijo. Décadas atrás na baixa do Porto havia inúmeros cinemas e sempre cheios, há uma tradição de cinema no Porto". Portanto, nada mais "natural" do que o ciclo de cinema com música se chamar Invicta.Música.Filmes.
O Jornal de Notícias assistiu esta sexta-feira a um dos últimos ensaios da orquestra para o espectáculo que acontece este sábado pelas 18 horas. Lotação esgotada. Participam nesta sessão cerca de 70 músicos que enchem o palco da sala Suggia sob a batuta do maestro convidado, o norte-americano, Jayce Ogren.
"São filmes de culto, emblemáticos da história do cinema com música ao vivo, desempenhada pelos nossos agrupamentos residentes ou outros grupos, tentamos um equilíbrio entre filmes de culto como o Charlie Chaplin com filmes mais recentes mais vanguardistas, é a conjugação entre os mais tradicionaia e os mais vanguardistas", define António Jorge Pacheco este festival.
O ciclo de cine-concertos termina na próxima terça-feira, dia 19, com o filme "Shelter" de Bill Morrison.

Imobusiness