O Jogo ao Vivo

Sugestões

Vinhos: Grandes prazeres para a quarentena

Vinhos: Grandes prazeres para a quarentena

Vinhos com intensidades diferentes pedem copos específicos. Saiba porquê

A sub-região do Cima Corgo é conhecida por ter as uvas mais equilibradas quer para a produção de vinhos de mesa, quer de vinhos do Porto e moscatéis. As castas tinta-roriz, touriga-franca, touriga-nacional e tinta-barroca, após terem fermentado em lagar de granito e em cuba de inox, estagiaram durante 14 meses em barricas usadas de carvalho francês. De cor vermelha intensa, revela aroma a frutos vermelhos e pretos. Elegante com taninos sedosos e final persistente. Servir a uma temperatura entre os 15 e os 17 graus, preferencialmente em copos "bordéus".

Já o planalto de Favaios é conhecido como o "Grand Cru" para a produção da casta moscatel-galego-branco (aka muscat à petit grain). A sua altitude de 600 metros, aliada aos solos xistosos, favorecem o suave amadurecimento das uvas de forma a atingir o equilíbrio perfeito entre fração aromática, teor de açúcar e acidez das uvas. Este vinho, tal como os grandes vinhos do Porto, fermentou em lagar com pisa a pé e após adição de aguardente, para parar a fermentação, macerou algum tempo, de forma a enriquecer o vinho em estrutura e aroma. Depois de um estágio em pipas velhas de madeira, formou-se o lote com base em várias colheitas. Às mais antigas, fomos buscar a complexidade; às mais recentes, a frescura.

Cor dourada intensa, rico, complexo e profundo no aroma, revelando notas de casca de laranja caramelizada, caramelo e especiarias. Em boca mostra-se cremoso, com acidez equilibrada e final longo. Servir a uma temperatura entre os 13 e os 15 graus, preferencialmente em copos tipo "riesling". Pertencendo este vinho ao estilo "tawny", pode ser apreciado até dois meses após a abertura da garrafa.

Lacrau Reserva ​​​​​​| Tinto |​ 2015 | DOC DOURO | PVP.: 9 a 10 euros

Secret Spot - 10 anos |​​​​​​ Moscatel do Douro | PVP.: 18 5 a 20 euros

PARA A SEGUNDA SÉRIE DESTA RUBRICA, O JN DESAFIA OS PRODUTORES A APRESENTAREM OS SEUS VINHOS

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG