Sugestões

Vinhos: Palato que nasce da vinha e solo do Côa

Vinhos: Palato que nasce da vinha e solo do Côa

Quinta da Saudade, em Muxagata, une a paixão de seis amigos pelo vinho

Os vinhos Palato do Côa são produzidos na Quinta da Saudade, em Muxagata, Foz Côa, no Douro Superior. A amizade que existe entre os seis sócios é a base de um projeto consistente, forte e com um sentido de união entre a paixão de cada um por fazer os melhores vinhos e o respeito pela terra e pela viticultura integrada.

A Quinta, inserida na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa, Património da UNESCO e Património da Humanidade, tem 18 hectares de vinha e solos com características próprias, com pH superior a 7 em resultado de uma veia de calcário que os atravessa. As vinhas situam-se entre o Vale do Fojo e o Vale do Caleiro. Os solos são de origem xistosa, com elevado grau de pedregosidade, o que, aliado ao clima, às castas e à prática de viticultura dá aos vinhos personalidade única.

A produção, ambientalmente sustentável, é feita com uvas exclusivamente da quinta. As vinhas são cuidadas com recurso a técnicas culturais tradicionais, como a escava, a amontoa e uso das vinhas como pasto de ovelhas durante o período de repouso. É utilizado o enrelvamento da vinha, com trevos que dominam e servem de estrutura para a fauna, estabilização ao nível da fertilização e controlo das infestantes.

Palato do Côa | Branco | 2019

O Palato do Côa Branco 2019, feito com as castas Rabigato, Viosinho e Códega do Larinho, tem um aroma intenso e elegante a frutos tropicais com toque mineral. Na boca é fresco e volumoso, com um final equilibrado e gastronómico.

Palato do Côa | Tinto - Grande reserva | 2014

Oriundo das vinhas mais velhas, onde existe uma mistura de diversas castas, o Palato do Côa Tinto Grande Reserva 2014 é um muito elegante, complexo e intenso. Com aromas de frutas de baga selvagem, baunilha, cacau e especiarias e um equilíbrio incrível, onde a fruta e as especiarias se fundem com a elegância dos taninos, reflexo do terroir onde as vinhas estão plantadas.

PARA A SEGUNDA SÉRIE DESTA RUBRICA, O JN DESAFIA OS PRODUTORES A APRESENTAREM OS SEUS VINHOS

Outras Notícias