Prémios

Douro em destaque nos prémios Revista de Vinhos

Douro em destaque nos prémios Revista de Vinhos

Foram distinguidos protagonistas na área da enologia e gastronomia, numa cerimónia decorrida no Porto, que assinalou os 30 anos da publicação.

O Niepoort Porto Vintage 2017, um dos classificados com nota máxima pelo painel de provadores da "Revista de Vinhos", arrecadou o título de Vinho do Ano 2019. "Perfeição, firmeza, assombroso!" foram as palavras usadas para o descrever. É um dos galardões mais cobiçados dos prémios "Os Melhores do Ano" daquela revista, que nesta edição voltou a distinguir, em 24 categorias, as personalidades e produtos do mundo da enologia e gastronomia que mais se destacaram no último ano.

Os premiados foram revelados ontem à noite, numa cerimónia que teve lugar na Alfândega do Porto e que assinalou também a celebração dos 30 anos da "Revista de Vinhos".

A Região do Douro foi a que mais prémios arrecadou na área do vinho. A Quinta da Boavista, da dupla Marcelo Lima e Anthony Smith, foi considerada "Produtor do Ano 2019", pela consistência e "qualidade excelente" dos vinhos. Já o título de "Produtor de Vinhos Fortificados do Ano" foi atribuído ao grupo Fladgate Partnership (Taylor"s, Fonseca, Croft e Krohn).

A elaboração de "vinhos desconcertantes a partir de vinhas velhas em Lamego" valeu a Pedro Frey Ramos o prémio "Produtor Revelação do Ano" e a Gran Cruz, produtora de Vinho do Porto e DOC Douro, com forte aposta no enoturismo, foi considerada "Empresa do Ano 2019".

Nos vinhos verdes, a Soalheiro, pioneira dos vinhos Alvarinho em Melgaço, mereceu o título "Marca do Ano 2019". O prémio "Personalidade do Ano 2019 no Vinho" foi atribuído a Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

O chef Rui Paula, que alcançou recentemente a segunda estrela Michelin na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi considerado "Personalidade do Ano 2019 na Gastronomia".

Desde há três anos, a "Revista de Vinhos" atribui também o Prémio Homenagem, que nesta edição reconheceu o trabalho de três mulheres do vinho: Jancis Robinson, Clara Roque do Vale e Leonor Freitas.

Prémio Homenagem
Jancis Robinson (crítica de vinhos); Clara Roque do Vale (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana); Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas).

Personalidade do Ano no Vinho
Manuel Pinheiro (Vinhos Verdes)

Personalidade do Ano no Brasil
António Alves (restaurantes Rancho)

Personalidade do Ano na Gastronomia
Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira)

Vinho do Ano
Niepoort Porto Vintage 2017 (Douro)

Produtor do Ano
Quinta da Boavista (Douro)

Produtor de Vinhos Fortificados do Ano
Fladgate Partnership (Douro)

Produtor Revelação do Ano
Pedro Frey Ramos (Douro)

Empresa do Ano
Gran Cruz (Douro)

Marca do Ano
Soalheiro (Vinhos Verdes)

Enólogo do Ano
Paulo Nunes (Dão, Bairrada)

Enólogo Revelação do Ano
Márcio Lopes (Vinhos Verdes, Douro)

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG