Imagens

Últimas

Parlamento

PSD vai abster-se na moção de censura do Chega ao Governo

O PSD anunciou, esta terça-feira, que a bancada parlamentar vai abster-se na votação da moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega, que é discutida quarta-feira e está condenada a ser chumbada por força da maioria absoluta. Tal como o novo líder social-democrata, Luís Montenegro, optou pela abstenção, também a Iniciativa Liberal tinha anunciado de manhã o mesmo sentido de voto. André Ventura havia desafiado o novo líder do PSD a assumir um voto favorável, na sequência das críticas feitas ao Executivo.

Parlamento

PS promete rever projeto das ordens profissionais sob ataque da Oposição

O PS prometeu, esta quarta-feira, rever na especialidade o seu projeto de lei sobre as ordens profissionais, com Alexandra Leitão a aceitar, por exemplo, "flexibilizar o número de membros do órgão de supervisão e revisitar os seus poderes". As promessas não convenceram os partidos da Oposição mas, quando está garantida a aprovação do projeto pela maioria do PS, manifestaram disponibilidade para "melhorar" a proposta em sede de especialidade.

Sinistralidade

Mais acidentes com vítimas nas estradas portuguesas

O número de acidentes com vítimas em Portugal cresceu em 2021 e 63% dos que ocorreram no continente foram nos arruamentos, destaca a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Enquanto houve mais feridos nas estradas portuguesas, o mesmo não aconteceu com o número de mortos. No conjunto do território, incluindo regiões autónomas, contam-se menos três vítimas mortais face a 2020, embora no continente, onde a maioria morreu nas estradas nacionais, o número tenha permanecido igual. Nos acidentes com bicicletas, houve 23 mortos, mais do dobro do que no ano anterior.

Exclusivo

Subvenções vitalícias custam mais de 530 mil euros por mês

O montante das subvenções mensais vitalícias ultrapassa os 530 mil euros para os 224 beneficiários que recebem da Caixa Geral de Aposentações (CGA) este abono na totalidade, ou seja, sem contar com aqueles que o recebem parcialmente. Os valores são da lista atualizada este mês, verificando-se, face a 2021, um aumento do bolo pago pelo Estado aos antigos políticos e juízes.