OpiniãoE revolucionar o ensino do Português?Desde tenra idade, muitas crianças manifestam uma certa repulsa pela disciplina de Português. Não gostam de ler, não apreciam a gramática e fogem horrorizadas de qualquer exercício de escrita. O crescente consumo de ecrãs ainda as afasta mais da aprendizagem da língua materna. E isso terá consequências para a vida toda.
OpiniãoO meu S. JoãoPara mim, o S. João é em Braga. Não por considerar que aí está a maior festa são-joanina do país, porque nada disso é assim, mas porque encontro na cidade o chão para esboçar o traço genuíno desta celebração cristã cheia de manifestações pagãs: a alegria coletiva de quem festeja de forma simples e genuína. Hoje, pelas ruas da cidade, andarão os carros do rei David e dos pastores, numa manifestação única em todo o país.
OpiniãoJN, um jornal de confiança Num estudo do Reuters Institute referente a 2022 que envolve 45 países, o "Jornal de Notícias" é o diário que, em Portugal, reúne mais confiança, ocupando o terceiro lugar de uma lista liderada pela RTP. A longevidade do projeto editorial, a proximidade do jornalismo que se desenvolve e, claro, a qualidade do trabalho são elementos fundamentais para as preferências manifestadas neste relatório que apresenta também preocupações relevantes.
OpiniãoIsabel II, a radical silenciosa O Jubileu de platina da rainha Isabel II carrega a memória de um reinado que testemunhou momentos fulcrais da História dos séculos XX e XXI. Por estes dias, alguns média irão entreter-se com os desencontros de William e de Harry e com os vestidos de Kate e de Meghan. Mas esta mulher, coroada quando tinha apenas 25 anos, impõe outras atenções. Porque esteve à frente do seu tempo, embora sem fazer disso alarido.
OpiniãoCaminhos de inversão da criminalidade juvenil Os crimes em grupo e juvenis aumentaram, respetivamente, 7,7 por cento e 7,3 por cento em 2021, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna. Perante esta subida de casos, Administração Interna, escolas e poder local devem pensar numa estratégia articulada para travar uma tendência que poderá provocar graves fissuras sociais.
OpiniãoTemos de evitar a catástrofe alimentar Fortemente afetado pela covid-19, o sistema alimentar global é agora atingido por uma guerra inesperada. Antes da invasão da Ucrânia, o Programa Alimentar Mundial já havia avisado que 2022 seria terrível. Mas poderá ainda ultrapassar as piores previsões.
OpiniãoCovid-19 em Portugal: a estratégiaIntegrar o grupo que fez as propostas de desconfinamento do país foi um dos maiores desafios profissionais: a tarefa apresentava-se gigantesca, o impacto das medidas seria sempre enorme, as pressões poderiam disparar dos mais variados quadrantes. Cada um de nós sabia que não poderia falhar. Agora, chegou a altura de retratar essa experiência em livro.Costa admite que nem todas as medidas da pandemia foram coerentes
OpiniãoExames digitais: a revolução O Ministério da Educação prevê passar as provas de aferição e os exames finais para formato digital. Será algo progressivo, mas que implica uma mudança estrutural da aprendizagem. Porque provas desta natureza não poderão ser feitas maioritariamente em forma de resposta múltipla.
OpiniãoSaber escutar Tendo incentivado no ano passado os profissionais da comunicação a "gastarem as solas dos sapatos" a ir aonde ninguém mais vai, desta vez a mensagem do Papa Francisco para o 56.oº Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra a 29 de maio, é "escutar". Imersos em ruídos diversos, sentimos ser cada vez mais difícil ouvir os outros com atenção. E, sobretudo, com tempo.
OpiniãoÉ preciso (continuar a) falar da Ucrânia A mensagem que Volodymyr Zelensky vai deixando nos parlamentos dos diferentes países é clara: a Ucrânia precisa de mais apoios da comunidade internacional. Desde cedo, se percebeu que o invasor é forte.
OpiniãoBraga pela Quaresma A identidade de uma cidade estrutura-se, em parte, pelos traços distintivos que apresenta. Em Braga, nada é mais singular do que a Semana Santa. Em nenhuma outra parte do país, encontramos celebrações religiosas com tamanha solenidade. E isso deveria suscitar uma cuidadosa atenção do poder local, da Igreja e do Turismo nacional. Falamos aqui de momentos únicos que poderão constituir uma colossal atração turística.
OpiniãoEleições de alto risco em França Os títulos da imprensa francesa de ontem dizem-nos duas coisas: que o impacto das eleições presidenciais do próximo domingo ultrapassa o hexágono e que este escrutínio tem um desfecho ainda em aberto. E temerário. "Um perigo como jamais houve", titulava o "Libération". "Os riscos de um escrutínio incerto", alertava o diário "Le Monde". "Uma eleição de alto risco", afirmava em capa a revista "L"Obs".