OpiniãoPapa nega divergência com Bento XVIBento XVI está a ser instrumentalizado por quem quer atacar o Papa Francisco. Colocam na sua boca afirmações e divulgam alegadas discordâncias com a atuação do seu sucessor, quando ele não as pode nem confirmar nem rebater.
OpiniãoComo o Papa trata a homossexualidadeAfirmar que o Papa Francisco disse que a homossexualidade é pecado é o mesmo que garantir que na Bíblia se diz que Deus não existe. São vários os salmos em que aparece: "Deus não existe" ou "não há Deus". Contudo, é o insensato ou o ímpio que o afirma, não o autor sagrado. Algo semelhante se passou em relação às afirmações do Papa na entrevista à Associated Press (AP).
OpiniãoOs medos na Igreja e a coragem do PapaO Papa Francisco aceitou conversar sobre o medo com o psicólogo italiano Salvo Noé. O resultado dessa conversa é hoje lançado em livro sob o título "La paura come dono" - O medo como dom.
OpiniãoHá novo bispo nos Açores!Felizmente a Igreja é muito mais do que as primeiras páginas dos jornais destacam acerca dela. Nos últimos dias deram relevo ao padre acusado de abusos sexuais, agora apanhado a conduzir sob efeito de álcool. E também às polémicas em torno do livro publicado pelo secretário de Bento XVI.
OpiniãoQuem é o "chefe" da Igreja em Portugal?Neste Natal não houve a habitual mensagem do cardeal-patriarca de Lisboa. Colocou-se a questão se, finalmente, a RTP tinha cedido às críticas daqueles que discordam desse "privilégio" concedido à Igreja Católica.
OpiniãoBento XVI, um racionalista revolucionárioBento XVI foi uma personalidade demasiado complexa para ser enquadrado na categoria de conservador. Define-o melhor um profundo amor a Deus e à Igreja. As suas últimas palavras foram: "Signore ti amo!". Toda a sua vida foi gasta ao serviço da Igreja.
OpiniãoEsquecer os reclusos no NatalA solidariedade e a preocupação com os que sofrem e os mais pobres são temas constitutivos do espírito natalício. Por isso, não surpreende que este ano eles tenham sido mencionados na quase totalidade das mensagens natalícias dos bispos e administradores diocesanos.
OpiniãoNo Natal Deus fala pelo silêncioA originalidade do Cristianismo é um Deus que se faz verdadeiro homem. No dia de Natal é proclamada, no Evangelho da Missa do Dia, esta frase tão conhecida: "E o verbo (a palavra) fez-Se carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14). Nesta celebração, antes do Evangelho escuta-se o início da Epístola aos Hebreus que diz: "Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho" (Heb 1, 1).
OpiniãoDireito ao culto dos presos não é garantidoO Papa Francisco escreveu aos chefes de Estado do Mundo a pedir um "um gesto de clemência" para com os reclusos "que considerem aptos para beneficiar" de uma redução de pena. O Papa pretende com esta amnistia dar um sinal positivo "para que este tempo marcado por tensões, injustiças e conflitos se abra à graça que vem do Senhor".
OpiniãoContributo de Bragança para o episcopadoBragança rejubilou com a ordenação episcopal de D. Delfim Gomes, o primeiro, na história desta diocese, nascido e batizado nesta cidade. É também o primeiro padre a ser ordenado bispo desde que D. Ivo Scapolo assumiu, em agosto de 2019, a missão de Núncio em Portugal, representante diplomático do Papa no país.
OpiniãoA sinodalidade é um bom caminhoA sinodalidade pode mudar a face da Igreja, transformando o exercício da autoridade no seu interior. O Papa Francisco tem-na proposto e pedido em diferentes contextos.
OpiniãoSeminários para formar que tipo de padres?Os seminários têm de mudar. São um "modelo esgotado". É necessário encontrar "caminhos novos" para formar os padres da Igreja Católica. Estas são inquietações que, na semana passada, passaram pelo congresso internacional organizado em Braga para comemorar os 450 anos do seminário daquela diocese.