Imagens

Últimas

Parlamento

PS destaca redução "histórica" do risco de pobreza, PSD fala em "propaganda"

O PS foi ao Parlamento, esta quinta-feira, enaltecer a diminuição "histórica" do risco de pobreza em Portugal em 2021, ouvindo críticas de toda a Oposição. O PSD acusou o socialista Tiago Barbosa Ribeiro de fazer "propaganda política"; este respondeu que os Açores, governados por uma geringonça de Direita, foram a única região do país onde o risco de pobreza aumentou. À Esquerda, os partidos lembraram que os dados do INE ainda não refletem o aumento do custo de vida.

Convenção

Proposta de segunda volta das eleições da IL rejeitada

A convenção da IL rejeitou, com 779 votos a favor, 133 contra e 176 abstenções, a proposta que pretendia que a eleição do novo líder fosse a uma segunda volta, caso nenhum dos três candidatos conseguisse pelo menos 50% dos votos à primeira. Segundo a Mesa da Convenção Nacional, a proposta, feita pelo candidato José Cardoso, era "claramente contrária aos estatutos" da IL. Este reagiu criticando a Mesa: "Faz-me confusão que o árbitro tome partido".

Exclusivo

Escrutínio prévio a membros do Governo não deverá passar pelo Parlamento

O presidente da República já deu luz verde ao mecanismo de escrutínio prévio a membros do Governo, depois de - segundo o que o próprio António Costa confirmou no Parlamento - ter considerado que a proposta inicial "não era viável". O documento, que vai hoje a Conselho de Ministros, não prevê a audição prévia dos governantes no Parlamento - como queriam Chega e Livre -, por o primeiro-ministro considerar que isso iria "comprimir" as competências do chefe de Estado.