O Jogo ao Vivo

Imagens

Últimas

Opinião

Ai PRR, PRR!...

À medida que vou tendo conhecimento detalhado das iniciativas concretas que estão previstas serem realizadas no âmbito do PRR em diversos setores da Administração Pública (AP), no setor das tecnologias e sistemas de informação e da transformação digital, vai-se consolidando a minha convicção do profundíssimo desalinhamento entre os legítimos e bondosos objetivos dos dirigentes políticos e institucionais e a capacidade existente no país para os efetivar no prazo disponível para a execução do PRR.

Opinião

Portugal asfixiado

O atraso endémico do nosso país tem razões estruturais que importa apurar com rigor e corrigir de forma determinada e persistente. Uma delas decorrerá certamente das características dos portugueses, como indivíduos, em particular o baixo grau de educação e de competências cívicas, sociais e profissionais que ainda temos. Outra resulta da nossa cultura organizacional e das formas concretas como estruturamos a nossa sociedade e o Estado para a realização das funções fundamentais para a nossa vivência como nação.

Opinião

Informação e democracia

A sobrevivência da democracia está hoje sendo claramente posta em causa, contrariando as expectativas otimistas das últimas décadas. As razões para esta terrível tendência são múltiplas e não pretendo abordar tão vasto tema, até por não ser competente para tal. Focar-me-ei apenas numa das causas que estou certo está na raiz desta situação: a falta de qualidade, de veracidade, de coerência e de oportunidade da informação a que cada um de nós tem acesso, em cada contexto, tempo e lugar.