
ARTIGOS DESTE AUTOR

Dia 83
Resgate de tropas de Mariupol requer "delicadeza e tempo"
Vladimir Putin não está satisfeito com o avanço da guerra na Ucrânia, particularmente no Donbass. Segundo fontes ocidentais, as decisões estão agora a ser tomadas diretamente pelo líder russo. Entretanto, Volodymyr Zelensky saudou a retirada de 264 militares feridos da fábrica Azovstal. Ainda assim, Kiev reconheceu que as negociações de paz com Moscovo estão suspensas porque "o objetivo estratégico dos russos é tudo ou nada".

82.º dia de conflito
O passo em frente da Suécia e o adeus do McDonald's à Rússia

Dia 82
Mais de 260 soldados ucranianos retirados da fábrica Azovstal

79.º dia de conflito
O castigo de Putin à Finlândia e as crianças levadas para a Rússia

Dia 79
Zelensky alerta que ninguém pode prever fim da guerra

78.º dia de guerra
A decisão da Finlândia como uma ameaça "definitiva" à Rússia
Dia 78
Zelensky disponível para falar com Putin, mas sem ultimatos
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considera a Rússia " a ameaça mais direta" à ordem mundial. Uma declaração feita no dia em que, da Finlândia, paredes-meias e frágeis com o território russo, chegam notícias de um plano de adesão à NATO. No terreno, novidades em Kharkiv: forças ucranianas forçaram o invasor a recuar. Em Mariupol, foi mais um dia de intensos combates na fábrica de aço Azovstal.

77.º dia de guerra
O primeiro soldado russo julgado e as "armadilhas mortais" deixadas para trás
Mundo
Rússia ainda quer Kiev e terá roubado 500 mil toneladas de cereais
As forças ucranianas retomaram o controlo de aldeias na região de Kharkiv, assegurou Volodymyr Zelensky, que voltou a pedir mais armas para travar o cerco a Mariupol e salvar civis e militares. Dos Estados Unidos, chega um pacote de 40 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros) para ajudar Kiev a levantar-se da guerra. Ao final do dia, a Ucrânia propôs uma troca de prisioneiros russos pelos soldados feridos ainda retidos na Azovstal. Quem comprar cereais à Rússia pode estar a comprar grãos roubados à Ucrânia, alerta Kiev. O minuto a minuto do JN.
