Imagens

Últimas

Opinião

Emergência demográfica

Há dias, o INE divulgou os números da população estrangeira residente em Portugal, encerrando o dossier do Censos 2021. E o número avançado - mais de 540 mil pessoas - constitui o único aspeto positivo que o país pode retirar da sua demografia na última década. Não apenas pelo que representa em termos de atratividade e de equilíbrio do saldo migratório, mas porque receber pessoas de fora é, aparentemente, o único expediente capaz de evitar o desastre populacional anunciado.

Opinião

Douro a precisar de gente e de ajuda

Está a ser um ano difícil para os produtores de vinho do Porto e Douro. Na mesma altura em que comemora o 20º aniversário da elevação a Património Mundial da Humanidade, a região foi fustigada com uma das secas mais extremas e prolongadas dos últimos 90 anos - a segunda maior, de acordo com os dados oficiais. Estima-se que o fenómeno meteorológico venha a provocar um decréscimo de 20% no volume de produção, mas o que resulta de mais preocupante é a ameaça séria que as alterações climáticas representam para o equilíbrio do território e para a sustentabilidade do modelo de negócio.

Opinião

Porto inseguro, nem pensar

Os acontecimentos que, no mês de julho, deixaram em sobressalto a cidade do Porto em matéria de segurança pública constituem mais um flagrante exemplo de como o Estado falha no cumprimento das suas responsabilidades para com o cidadão. Na linha dos serviços de urgência obstétrica que fecham, dos comboios sem ar condicionado ou dos aeroportos em estado caótico, foi possível constatar uma esquadra de Polícia encerrada em pleno fim de semana de verão. Seria péssimo em qualquer circunstância, mas acontecer no Centro Histórico de uma das cidades mais visitadas da Europa, é um verdadeiro certificado de incompetência.