Desde o início de dezembro ao Dia de Reis que Ponte de Lima se vai "vestir" a rigor para celebrar o Natal. Junte-se às celebrações e aproveite para descobrir a magia desta quadra com animação de rua, música, mercado de Natal com mostra de artesanato e muitas surpresas para miúdos e graúdos.
Corpo do artigo
O NaTal Vila é a grande celebração de Natal organizada pelo Município de Ponte de Lima. Até ao dia 6 de janeiro, a Vila vai oferecer aos visitantes teatro, novo circo, música, malabarismo, assim como decorações de Natal, um mercado de artesanato, gastronomia e muita animação para toda a família.
Música, luzes e magia
Logo no primeiro dia de dezembro, as vozes das crianças do Coro Infantil da Academia Fernandes Fão fazem-se ouvir no coreto do Jardim Adelino Sampaio, junto aos Paços do Concelho. O seu canto é o mote para a inauguração das luzes de Natal, com particular destaque para a árvore de Natal de 31 metros de altura, localizada no Largo de Camões. Toda a vila se ilumina com a magia do Natal, e assim vai ficar até ao Dia de Reis, servindo nesta quadra de porto de abrigo para quem procura um Natal com tradição, autenticidade e muita animação.
Durante a semana, o NaTal Vila vai concentrar-se no Largo de Camões, onde de segunda a sábado podemos encontrar o local perfeito para umas compras no Mercadinho de Natal. Neste largo fica também um carrossel e a residência (temporária) do Pai Natal, duas atrações que vão fazer as delícias dos mais pequenos.
Ao fim de semana, há animação de rua, com duendes a deambular pelo centro histórico e uma programação garantida, em grande parte, por agentes culturais locais. Enquadrados no ciclo "Momentos para a Paz", a Academia de Música Fernandes Fão, a Banda de Música de Ponte de Lima, que este mês celebra 234 anos, e a também centenária Banda Filarmónica de São Martinho da Gandra vão pontuar as festividades com momentos musicais alusivos à quadra. Os Pequenos Atores do Lima associam-se ao NaTal Vila apresentando, no dia 20 de dezembro, às 17h00 o conto "Assim é... o Natal", um pequeno conto que retrata a importância que as pessoas dão (ou não) ao Natal, as ações que valorizam no dia a dia e o impacto que essas ações poderão ter na época natalícia. Será que o Natal pode mudar as pessoas? Nada como assistir a esta representação para saber!
Pequenos Atores do Lima (Oficina de Teatro Infanto-Juvenil de Ponte de Lima) é um grupo de teatro que conta já com 22 anos de muitas histórias, e que, além de ter como objetivo a prática de atividades teatrais, tem também como objetivo a partilha de exercícios que trabalhem as emoções, a memória, a autoconfiança, a concentração e o convívio social. Funciona como teatro-terapia. O grupo é constituído por crianças entre os 6 e os 18 anos de idade e que, acima de tudo, se divertem ao fazer as suas representações.
No dia 22 de dezembro apresenta-se a APPACDM delegação de Ponte de Lima, com espetáculo Encontros Aleatórios, de música e dança, apresentado no âmbito do projeto - CIAP – Companhia de Artes Performativas em Movimento.
No dia 5 de janeiro, as maravilhosas Cantadeiras de Vitorino dos Piães, trajadas a rigor, vão entoar o tradicional "Cantar os Reis".
De realçar que o projeto de iluminação de Natal, dos jardins e área envolvente aos Paços do Concelho, utilizando 120.000 lâmpadas leds, numa área de 12.000m2, é da autoria do Curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima. O tema é a "paz", cuja palavra se pode ver escrita em luz em várias línguas, numa mensagem consonante com a quadra natalícia (português, espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, hebraico, árabe, ucraniano).
A programação do NaTal Vila inclui ainda espetáculos no Teatro Diogo Bernardes, Museu dos Terceiros, Igreja Matriz e uma oficina de “Doces Tradicionais” nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de D´Arcos, assim como as exposições de “Brinquedos Memórias e Gerações”, no Museu do Brinquedo e “Jesus Natal, Arte Limiana”, na Igreja Matriz.
O NaTal Vila em Ponte de Lima é uma oportunidade para assistir às festividades de um Natal autêntico, mas também para recarregar baterias num cenário bucólico e cheio de história.
Ponte de Lima: onde ficar, o que comer?
A oferta de poisos cheios de charme e conforto, ideais para toda a família, são um dos pontos fortes do turismo em Ponte de Lima. Nas várzeas minhotas repletas de aldeias e solares, poderá encontrar um grande número de unidades de Turismo de Habitação e Turismo em Espaço Rural, destacando-se Ponte de Lima como o berço nacional do Turismo de Habitação.
À mesa, o ex-libris de Ponte de Lima é o Arroz de Sarrabulho servido com rojões de porco. O Bacalhau de Cebolada também é um dos pratos típicos mais procurados, assim como o Leite-creme queimado que, nesta vila, tem fama de ser um dos melhores do país. E por falar em sobremesas, já que estamos no Natal, não deixe de provar a Aletria com leite, a Bola de Natal, as Filhós ou os Formigos do Minho. Ponte de Lima tem uma orgulhosa oferta de restaurantes, tascas e pastelarias de grande qualidade, pelo que não será difícil ir ao encontro dos gostos de todos os elementos da família.
Aproveite esta época e não deixe de visitar o NaTal Vila em Ponte de Lima. É não só uma oportunidade de conhecer uma vila única e toda a animação natalícia, mas também de aproveitar para recarregar baterias numa região onde a autenticidade é um dos principais cartões de visita.


