
O Lidl apoia a WWF (World Wide Fund for Nature) através da venda de sacos solidários feitos de plástico retirado do oceano, sendo que metade do valor de venda irá contribuir para apoiar o restauro da natureza em território nacional. Conheça a iniciativa.
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Da próxima vez que adquirir um dos sacos solidários do Lidl por 1€, estará a contribuir com metade do valor para a recuperação de ecossistemas degradados, danificados ou destruídos em Portugal. Esta iniciativa resulta de uma parceria do Lidl com a WWF e permitirá à organização ambiental reunir fundos para restaurar a natureza no território nacional, especialmente ameaçado nesta época do ano, em virtude do elevado número de incêndios registado em Portugal.
Solidariedade pelo ambiente
Os sacos solidários do Lidl são produzidos com resíduos plásticos abandonados até 200 metros da linha costeira. O que antes eram redes de pesca e cordas navais, hoje são transformados em sacos reutilizáveis, num exemplo paradigmático das boas-práticas de sustentabilidade que ajudam a perceber porque é que o Lidl é uma "love brand".
A produção destes sacos é certificada pela Ocean Bound Plastic, uma organização não governamental dedicada a erradicar plásticos abandonados nos oceanos e cursos de água. Ao promover esta iniciativa, o Lidl está a demonstrar a sua responsabilidade com o ambiente de uma forma dupla: por um lado, através de processos de reciclagem certificados, dão uma nova vida a resíduos plásticos abandonados que poluem os oceanos; por outro, ao reverter metade do valor de custo destes sacos à WWF, o Lidl está a contribuir para a biodiversidade e preservação dos ecossistemas originais, cuja conservação no nosso país está em risco devido ao impacto de fenómenos extremos.

O que antes eram redes de pesca e cordas navais, hoje são transformados em sacos reutilizáveis, num exemplo paradigmático das boas-práticas de sustentabilidade.

Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.
Escolher construir um futuro melhor para todos
"A sustentabilidade é, para o Lidl, um compromisso que levamos muito a sério e que está no centro do nosso modelo de negócio", refere Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal. Para a responsável de relações institucionais, comunicação corporativa e sustentabilidade da marca, "com os efeitos das alterações climáticas a fazerem-se sentir em todo o mundo - incluindo em Portugal, com fenómenos como calor extremo, incêndios, cheias e tempestades cada vez mais intensas - acreditamos que os próximos anos serão decisivos para proteger o planeta e os ecossistemas do nosso país. Por isso, metade do valor de venda dos sacos solidários Lidl, produzidos integralmente com matéria-prima recolhida dos oceanos, reverte para apoiar a WWF na sua missão urgente de preservação das espécies e da natureza", revela.
Por outro lado, Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, refere que "restaurar a natureza é urgente - não apenas para travar a perda de biodiversidade, mas para garantir água, ar limpo e resiliência climática a todas as pessoas e às próximas gerações". Para a responsável da WWF Portugal, "quando empresas como o Lidl investem no restauro da natureza, não estão apenas a proteger o ambiente, estão a redefinir o papel do setor privado na construção de um futuro sustentável para todos". Ângela Morgado está convicta que "este efeito é multiplicador", desafiando outras empresas a integrar este movimento. "Só com o apoio e a ação do setor privado conseguiremos trazer a nossa natureza de volta", conclui.

Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.
Pioneiros da sustentabilidade
O Lidl tem sido pioneiro em medidas sustentáveis como a redução do uso de plástico. Em 2018, tornou-se o primeiro retalhista alimentar em Portugal a descontinuar a venda de plásticos descartáveis. Um ano depois deu mais um passo ao eliminar a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas do país. Esta medida permitiu retirar cerca de 25 milhões de sacos de plástico por ano, evitando a produção de 675 toneladas deste material anualmente.

