A Ria de Aveiro está com uma nova aparência

A Ria de Aveiro está com uma nova aparência
Produzido por:

Tem mais acessibilidades e os espaços naturais estão mais cuidados. Acompanhou todas as transformações?

Consegue imaginar Portugal sem orla costeira? É algo difícil, certo? Nomeadamente quando se trata de um país que faz da proximidade marítima uma das suas maiores atrações, quer para a comunidade e economia local, como para quem quer vir conhecer os cantos e recantos de Portugal.

Porém, há dez anos, o estado das zonas costeiras portuguesas não era o melhor, uma vez que estavam a ser ameaçadas por todo um conjunto de problemas: ocupação urbana em zonas de risco, erosão, perda de biodiversidade e habitats e, por extensão, diminuição da atividade económica.

A fim de promover um desenvolvimento sustentável, assente numa correlação entre a proteção dos recursos naturais e o incremento socioeconómico de cada região, surgiu, em 2009, a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro que visa o ordenamento, requalificação e valorização da zona costeira portuguesa, entre Espinho e Mira.

Os primeiros anos de atividade foram dedicados, sobretudo, ao conhecimento, através da elaboração de diversos estudos, que permitiram a produção de informação essencial para a tomada de decisão na hora das intervenções avançarem para o terreno. Por isso, em 2011 tiveram início as primeiras empreitadas. O desejo era transformar este património natural numa ria ambientalmente preservada, com uma economia dinâmica e onde se observa uma diversidade de vivências.

Para atingir esses objetivos, foram implementadas diversas obras, como por exemplo: o desassoreamento da Barrinha de Mira e da Barrinha de Esmoriz, o reforço e recuperação das margens da Ria, a requalificação das frentes lagunares e o reforço do cordão dunar. Construíram-se passadiços, para que se chegue aos locais mais belos, observatórios, que permitem admirar a natureza e todo o seu encanto, ciclovias, a fim de promover uma maior acessibilidade, e muitas outras obras que visam enriquecer a Ria de Aveiro e toda a sua essência.

Passados dez anos desde a criação da Polis Litoral Ria de Aveiro, esta continua em vigor. Já muito se fez, para que a Ria de Aveiro e toda a sua beleza natural seja valorizada e preservada, mas ainda existem projetos a decorrer, entre os quais o Desassoreamento na Ria de Aveiro. Acompanhe toda a obra da Polis Ria de Aveiro, ficando a saber o que se construiu e o que ainda está a ser construído, aqui.