"Ter um irmão na faculdade incentiva-me"

"Ter um irmão na faculdade incentiva-me"
Produzido por:

Mariana Cavaco, 11 anos, divide o tempo entre a escola e o desporto, e obtém bons resultados em ambos. Se a atividade física já lhe valeu medalhas, os estudos garantiram-lhe um lugar entre os 15 premiados da iniciativa "Regresso às Aulas", do Jornal de Notícias.

Praticante de natação, voleibol e badminton, a estudante reconhece que o desporto a ajuda a ter bom desempenho escolar. "Tenho de organizar bem o meu tempo, pois, no 5.º ano, a maior parte dos dias saía da escola às 16 e tal e depois ia logo para o desporto escolar e a seguir tinha o voleibol. Chegava a casa, jantava e ia para a cama", salienta a jovem, que já pensou ser "professora de Educação Física", mas agora não sabe o que quer fazer no futuro.

Certo é querer ir para a Universidade. "Ter um irmão na faculdade incentiva-me a tentar chegar lá também. Quero estudar como ele e quero ter boas notas", acrescenta Mariana, anotando que o prémio será para um computador, pois "vai servir a família toda".

Até a mãe, Cláudia Fernandes, reconhece que a filha é muito irrequieta. "A Mariana tem de estar sempre a fazer alguma coisa, a experimentar algum tipo de desporto, além disso é escuteira, acólita e anda na catequese", refere a encarregada de educação, completando: "Sempre foi boa aluna, aprendeu a ler aos cinco anos sozinha. Como é uma menina muito competitiva, querer sempre mais e aprender sempre mais".

Perfil
Nome: Mariana Moreias Fernandes Neves Cavaco
Idade: 11 anos
Localidade: Amora
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: Dois "4" e o resto "5"
Quando for grande quero ser: Não sei

ver mais vídeos