
DR
Um dos raros 500 exemplares da primeira edição em inglês de "Harry Potter" foi comprado pela Livraria Lello por 70 mil euros. Para a OPA ficar completa falta apenas a compra de "Os Lusíadas".
Corpo do artigo
A Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Livraria Lello, no Porto, sobre "Harry Potter e a pedra filosofal" foi bem sucedida. Esta quarta-feira, no aniversário da mais célebre personagem criada por J. K. Rowling, a livraria portuense anunciou ter comprado um exemplar da primeira edição à Livraria Blackwell"s, em Oxford, fundada em 1879, por um valor "a rondar os 70 mil euros", o valor base de licitação da OPA.
A Lello acrescentou que a compra só foi validada depois de ter sido "extensivamente examinada pelo bibliógrafo da autora J.K. Rowling, Philip Errington, também reconhecido especialista do departamento de livros raros e manuscritos da conhecida casa de itens raros, a Sotheby"s".
Além deste exemplar, a livraria chegou a ponderar outra possibilidade, mas a escolha recaiu sobre a Blackwell"s, "por estar em excelentes condições" e não ter sido objeto de um "forte restauro", como aconteceu com o outro concorrente.
Na mesma operação, foram adquiridas primeiras edições dos outros seis volumes que integram a saga "Harry Potter". Todos esses exemplares estarão em foco na grande celebração popular que a Lello está a preparar para o próximo dia 13 de setembro. Na ocasião será revelada uma nova edição especial feita em coprodução pela Insight Editions, Warner Brothers e Lello.
