
Novo disco do músico norte-americano passeia por vários géneros, do jazz ao hip hop
Foto: D.R.
A Casa da Música recebe esta terça a mais recente incursão de José James pelos palcos nacionais.
Considerado “o cantor jazz para a geração do hip hop”, o músico norte-americano José James apresenta esta terça na Casa da Música o seu mais recente álbum, “1978”.
O concerto vai revisitar praticamente na íntegra os temas de um disco que procura recriar a atmosfera da época a que se refere o título, mais concretamente a explosão do hip hop e a sua contaminação com outros géneros florescentes, como a soul, o disco-sound e o jazz.
Para assegurar um maior ecletismo sonoro, o músico convidou para o disco a brasileira Xênia França, e o rapper/cineasta belga de origem congolesa Baloji.
Com 46 anos, James é um artista que, sem esconder a matriz jazz, faz da versatilidade um autêntico cartão de visita. Ao longo do seu percurso, já colaborou com artistas ou projetos como Jazzanova, Goldie, Moodymann, Oh No ou Basement Jaxx, gravando de permeio uma dezena de discos em editoras míticas como a Blue Note ou a Brownswood Recordings de Gilles Peterson.

