Desporto

Alex Ferguson anuncia que vai deixar o Manchester United

Alex Ferguson anuncia que vai deixar o Manchester United

Alex Ferguson anunciou que vai deixar o comando do Manchester United no final da temporada, após 26 anos como "manager" do clube. Somou 13 campeonatos de Inglaterra e nove taças, além de duas Ligas dos Campeões.

A decisão foi confirmada, esta quarta-feira, pelo clube e pelo treinador. "A decisão de me retirar é algo a que dediquei muito tempo e ponderação e não foi tomada de ânimo leve", disse Alex Ferguson. "É a altura certa", acrescentou.

"Era importante deixar o clube com uma organização forte e acredito que o fiz. A qualidade desta equipa vencedora garante a continuidade do sucesso ao mais alto nível", disse Ferguson na mensagem deixada no site oficial dos campeões ingleses.

Alex Ferguson, de 71 anos, assumiu o comando do Mancheter United em 1986. Foi o início de um período de sucesso sem precedentes no clube, que nestes 26 anos venceu 13 campeonatos de Inglaterra, cinco Taças e quatro taças da Liga.

No plano internacional, Alex Ferguson comandou o Manchester United na conquista de duas ligas dos campeões, uma taça dos vencedores das taças (prova já extinta), uma supertaça europeia, uma taça intercontinental e um mundial de clubes.