Desporto

Alterado sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos

Alterado sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos

COI dá liberdade às federações internacionais de cada desporto para definir os novos prazos e garantir que "participarão os melhores".

O Comité Olímpico Internacional (COI) atualizou esta terça-feira os princípios do sistema de qualificação para os Jogos de Tóquio2020, adiados para 2021, no qual dá liberdade às federações internacionais de cada desporto para definir os novos prazos.

Segundo as novas diretrizes, "é necessário encontrar um equilíbrio entre a proteção dos desportistas que estavam próximos da qualificação nos prazos antigos" e a "garantia de que nos Jogos participarão os melhores".

O COI pediu ainda às federações que tentem, em cada modalidade, emular o mais possível em 2021 o que aconteceria em 2020 se a pandemia de Covid-19 não tivesse levado à paralisação generalizada do desporto a partir de março.

Cada federação deve agora negociar com todas as partes envolvidas e encontrar um "consenso para decisão justa e transparente", que seja publicada o quanto antes e que respeite a data limite de qualificação para os Jogos, agora estabelecida para 29 de junho de 2021.

Outras Notícias