Guerra na Ucrânia

Bola da final da Champions será leiloada em benefício dos refugiados

JN/Agências

Salah é um dos craques do finalista Liverpool

Foto Paul Ellis / Afp

A palavra paz, em inglês e em alfabeto cirílico, estará inscrita na bola da final da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Real Madrid, e será, depois, leiloada em benefício dos refugiados do conflito da Ucrânia.

"A bola será leiloada após o jogo e os ganhos irão reverter para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), de modo a ajudar aqueles que tiveram de fugir das suas casas", refere a empresa desportiva fabricante da bola.

A final da Champions desta época, que se disputa no sábado, deveria realizar-se em São Petersburgo, na Rússia, mas foi transferida para Saint-Denis, nos arredores de Paris, face à invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

A retirada da organização da final à Rússia engloba uma série de sanções desportivas ao país, condenado pela invasão militar, e que incluem também a exclusão das seleções e dos clubes das competições, europeias e mundiais.

A guerra na Ucrânia, que completa esta terça-feira três meses, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas - cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,1 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945).

Relacionadas