Ciclismo

Egan Bernal nos cuidados intensivos após cirurgias à coluna e ao tórax

JN *

Ciclista passa em frente à Clinica de La Sabana, onde está internado o ciclista colombiano Egan Bernal|

 foto EPA/Mauricio Duenas Castaneda

Ciclista Egan Bernal nos cuidados intensivos após cirurgias à coluna e ao tórax|

 foto Giuseppe CACACE / AFP

O ciclista colombiano Egan Bernal, vencedor da Volta a França em 2019, está a recuperar nos cuidados intensivos, depois de ser operado a vários traumatismos, na sequência de um acidente num treino.

Bernal, de 25 anos, foi operado nas últimas horas, na sequência do acidente em que colidiu com um autocarro enquanto treinava e que lhe provocou várias fraturas e um trauma torácico.

De acordo com um comunicado do Hospital universitário de la Sabana, nos arredores de Bogotá, a "intervenção neurocirúrgica" foi um "sucesso", e é expectável "uma evolução gradual nas próximas 72 horas nos cuidados intensivos".

O hospital refere ainda que foi efetuada uma cirurgia à coluna, "mantendo a integridade neurológica e preservando a funcionalidade dos segmentos afetados".

"Iremos prosseguir com reabilitação, de modo que se obtenha os melhores resultados possíveis com o paciente", acrescenta a nota.

Do presidente da Colômbia a Falcao: todos lamentam

O acidente de Bernal chocou o pelotão internacional, que se multiplicou em mensagens de consternação e desejos de melhoras. Até o presidente comentou o acidente de Bernal.

"Ao nosso querido campeão, desejados uma recuperação célere do acidente que sofreu ao treinar com os companheiros de equipa", escreveu Iván Duque. "Acreditamos que recupere totalmente o seu estado de saúde e possa conseguir mais vitórias para a Colômbia", acrescentou o líder colombiano.

Entre os ciclistas, destaque para as mensagens dos rivais e compatriotas Nairo Quintana e Miguel Angel Lopez, ambos a salientarem os perigos da profissão de ciclista nas mensagens, entre os votos de melhoras e abraços solidários.

Destaque para mensagem de um veterano do pelotão internacional, o espanhol Alejandro Valverde. "Muito ânimo e recuperação rápida para um valente e um campeão como @Eganbernal. Um forte abraço desde Espanha, esperamos-te na estrada em breve", escreveu o líder da equipa Movistar.

Também para lá do ciclismo e da política surgiram mensagens de apoio, entre as quais a do futebolista Radamel Falcao, que fez história no F. C. Porto, entre 2009 e 2001. "Uma rápida e total recuperação para Egan Bernal. Toda a Colômbia está contigo neste doloroso momento. Protejamos e cuidemos dos ciclistas em todas as estrada da Colômbia", escreveu Radamel Falcao, no Twitter.

Ciclista chocou contra um autocarro

De acordo com a polícia local, citada pela agência EFE, o ciclista chocou na segunda-feira contra o autocarro quando este se deteve "bruscamente" para deixar sair um passageiro.

Ainda segundo as autoridades, Bernal, "que circulava no mesmo sentido e na mesma via, não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira do mesmo".

Após terem sido publicadas fotografias de Bernal deitado no chão, a ser assistido, a INEOS indicou que o corredor estava "estável", tendo os médicos, posteriormente, apontado um trauma torácico, e também fraturas num fémur e numa rótula.

* com Agências

Relacionadas