Futebol

Presidente do Belenenses SAD: "Termos jogado foi uma vergonha"

Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD

Foto Antonio Cotrim/lusa

Rui Pedro Soares comentou, este sábado, a polémica do jogo com o Benfica, em que a equipa do Belenenses SAD se apresentou com apenas nove jogadores. O líder garantiu que a Liga não autorizou o adiamento.

"Há 48 anos que vejo futebol e nunca vi jogadores tão dignos como estes que foram obrigados a jogar. Mostraram a todos o que é ter dignidade. Termos jogado aqui hoje foi uma vergonha para todos, menos para os nove que se apresentaram em campo", começou por dizer Rui Pedro Soares, garantindo ainda que a Liga não quis adiar o jogo.

"Ontem [sexta-feira] fizemos testes antigénio, esses testes deram um conjunto de resultados positivos que foram comunicados. Durante o dia de hoje [sábado], foram realizados testes PCR para confirmar os antigénio. A meio da tarde, dissemos à Liga que não queríamos realizar o jogo, mas foi-nos dito que tínhamos oito jogadores em condições de ir a jogo. E, como tal, se não fôssemos a jogo, tínhamos falta de comparência. Desses oito, havia um que estava lesionado há meses e outro que estava na África do Sul porque foi impedido de entrar em Portugal por não ter visto de residente, apesar de morar aqui há mais de quatro anos. Não conseguiu viajar para cá. Só que os regulamentos não preveem que a falta desse jogador fosse considerada justificada. Esse jogador estava apto para o jogo", acrescentou o presidente da Belenenses SAD, considerando o jogo "uma vergonha".

"Uma coisa é a vergonha a que assistimos, outra pior é a falta de comparência, pois resultam em perdas de pontos. Foi entendido que tínhamos jogadores suficientes para ir a jogo. Às 19.13 horas, tivemos o lote final de jogadores, que era diferente do que tínhamos ontem, porque houve um caso que ontem deu positivo e hoje negativo e outro o contrário. Passámos a ter nove jogadores em condições de ir a jogo, dois deles guarda-redes. O que aconteceu hoje foi uma grande vergonha, não há regulamento e calendário que justifiquem o que aconteceu. Nunca na minha vida assisti a um comportamento tão digno como o daqueles nove", concluiu o dirigente.

O Benfica venceu (7-0), este sábado, no Jamor, o Belenenses SAD em jogo a contar para a 12.ª jornada da Liga. Encontro durou apenas 45 minutos.

Relacionadas