judo

Ana Hormigo na final e Telma Monteiro na luta pelo bronze na Taça do Mundo de judo

Ana Hormigo na final e Telma Monteiro na luta pelo bronze na Taça do Mundo de judo

Ana Hormigo apurou-se, sábado, para a final da categoria de -48 kg da Taça do Mundo de Lisboa de judo, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas, enquanto Telma Monteiro vai lutar pela medalha de bronze em -57 kg.

No percurso vitorioso até à final, que se disputa à tarde, a judoca do União Albicastrense começou por eliminar, por ippon, a israelita Alg Saidi. Nos quartos de final a portuguesa foi mais forte do que a brasileira Taciana Lima e nas meias-finais bateu aos pontos a espanhola Oiana Blanco.

No combate decisivo, a portuguesa vai medir forças com a italiana Valentina Moscatt, 34.ª do ranking mundial.

Telma Monteiro, a maior esperança da comitiva portuguesa, até começou bem o dia ao vencer a polaca Ágata Perenc, mas perdeu nos quartos de final, por ippon, diante da brasileira Lima Quadros, ficando impedida de repetir os triunfos de 2007 e 2009.

A judoca do Benfica, vice-campeã do Mundo, foi repescada e venceu o combate de acesso à medalha de bronze diante da espanhola Concepcion Bellorin. Para a atribuição do lugar mais baixo do pódio a atleta do Benfica vai enfrentar, também esta tarde, Tumen Od Battugs, da Mongólia.

Pela negativa, destaque para Joana Ramos (Sporting), quinta no "ranking" mundial e vice-campeã europeia de -52 kg, que tinha grandes expectativas na prova portuguesa, mas que perdeu logo no primeiro combate do dia frente à russa Anna Kharitonova.

Inês Ribeiro (-48 kg), Marta Santos, Teresa Mirrado e Ana Sousa (-52 kg), Eunice Santos, Ana Jorge e Joana Nunes (-57 kg) e Ana Cachola, Joana Santos e Ágata Swiatkiewicz (-63 kg) foram eliminadas no primeiro combate.