
Ben Healy é o novo camisola amarela do Tour
EPA
Num primeiro dia após a desistência de João Almeida, o irlandês Ben Healy assumiu a liderança da Volta a França, aproveitando as decisões estratégicas entre os favoritos, nomeadamente do anterior camisola amarela Tadej Pogacar. Simon Yates (Visma) foi o vencedor da etapa, aproveitando uma fuga.
Ben Healy é o novo camisola amarela da Volta a França. O irlandês da EF Education-EasyPost, que já tinha vencido uma etapa na prova, voltou a assinar uma exibição de garra nesta 10.ª tirada, aproveitando o espaço concedido na fuga para conseguiu o tempo necessário para destronar Tadej Pogacar, que perdeu 4'50" na chegada ao Mont-Dore. Healy é agora o líder da 112.ª edição da Volta a França, com 29 segundos de vantagem sobre o esloveno.
Foi um dia duro para a UAE Emirates, na primeira jornada sem João Almeida no Tour, depois do abandono do português devido a uma fratura na costela. Sem o seu principal apoio para a montanha, Pogacar ficou isolado na parte final, mas, ainda assim, ficou a sensação de que o camisola amarela preferiu ceder a liderança por razões estratégicas, pensando na segunda metade da corrida.
A vitória na etapa foi para Simon Yates (Visma), que arrancou nos últimos dois quilómetros e selou o triunfo com uma vantagem de nove segundos sobre Thymen Arensman. O britânico, vencedor do Giro deste ano, voltou a mostrar classe na montanha e conquistou a sua terceira vitória de sempre no Tour.
A etapa ligou Ennezat a Le Mont-Dore, com 165,3 quilómetros e sete contagens de montanha, num terreno irregular e sempre em ascensão. A fuga do dia contou com nomes de peso e ganhou vantagem suficiente para discutir a etapa e até a liderança da geral. Na fase final, Healy forçou o ritmo, partiu o grupo e garantiu a diferença necessária para vestir de amarelo, terminando a etapa no terceiro lugar.
Mais atrás, os favoritos à geral travaram uma batalha intensa. Jorgenson (Visma) atacou várias vezes, Pogacar respondeu com autoridade, atacou na parte final e apenas teve resposta de Jonas Vingegaard na subida final, com ambos a cruzarem a meta com o mesmo tempo, à frente de Evenepoel, Lipowitz, Onley e outros candidatos.
O pelotão desfruta agora do primeiro dia de descanso da corrida, esta terça-feira. Ben Healy lidera com 29 segundos sobre Pogacar, enquanto Evenepoel é terceiro, a 1m29s.

