
Ricardo Quaresma, de 36 anos, está livre
Pedro Rocha / Global Imagens
Plantel já trabalha no Olival mas está longe de estar fechado, pois há muitos dossiês por resolver. SAD prepara vendas antes de garantir mais reforços.
Corpo do artigo
Cinco anos depois, os astros parecem conjugar-se para um regresso há muito desejado pelos adeptos do F. C. Porto. É de Ricardo Quaresma de quem se fala aqui. Aos 36 anos, o internacional português está livre, depois de ter acabado o contrato com o Kasimpasa, da Turquia, e apresenta um perfil que agrada à estrutura portista, a começar pelo presidente Pinto da Costa, que, há algum tempo, salientou que o jogador tem uma relação especial com a massa associativa e abriu as portas ao regresso, independentemente das funções.
" Será sempre um prazer, se um dia ele regressar", disse Pinto da Costa, em junho. Quaresma mantém o desejo de prosseguir a carreira como jogador e também já admitiu, mais que uma vez, que gostava de pendurar as botas no F. C. Porto, onde já conta com duas passagens, a primeira entre 2004 e 2008 e a segunda entre 2013 e 2015. "Gostava de acabar a carreira no clube que amo", disse Quaresma, em julho, referindo-se aos dragões.
Segundo apurou o JN, o F. C. Porto acredita que Quaresma pode encaixar como uma luva no plantel de Sérgio Conceição, pois para além da qualidade intrínseca, é um elemento capaz de transmitir a mística do clube aos jovens que estão a ser lançados na equipa principal. Um papel que tem sido desempenhado por Pepe e Sérgio Oliveira, nos últimos tempos.
Quaresma está de férias no Algarve e tem colaboradores a desenvolver contactos e a receber propostas, aguardando serenamente por algo concreto. Tratando-se do F. C. Porto, a resposta do jogador seria taxativa, uma vez que a relação com clube vai muito além da questão profissional. O dossiê está a ser gerido pela administração e, naturalmente, terá de ter um aval técnico.
O romance é antigo. Em janeiro, abriu-se uma janela ao regresso de Quaresma, mas, na altura, o cenário não se concretizou, tendo o clube optado por outras apostas.
Curiosamente, na última semana, o jogador foi já apontado à Invicta, mas neste caso ao Boavista, que está a efetuar uma profunda mudança no plantel. Através das redes sociais, foi o próprio jogador quem afastou o cenário, o que motivou vários comentários, entre eles de muitos portistas, que pediam o regresso do "Harry Potter" ao Dragão.
Quaresma, que dispensa grandes apresentações e que foi um dos heróis da conquista do Euro 2016, esteve na Turquia nos últimos cinco anos, onde também se tornou figura de proa no Besiktas. Na última época, já no Kasimpasa, fez 26 jogos e apontou quatro golos.
Zé Luís é plano b do celta
O avançado cabo-verdiano foi um dos ausentes no arranque e está a ser associado ao Celta de Vigo. A imprensa espanhola adianta que o jogador é o plano B do Celta, caso não seja consumada a contratação de Carlos Fernández, do Sevilha.
Esta é apenas uma das indefinições do plantel, pois jogadores como Tomás Esteves, Diogo Leite, Alex Telles, Danilo, Corona, Soares, Aboubakar e Fábio Silva, por estratégias diferentes, podem sair neste mercado e abrir espaço a outros reforços, à partida recrutados no campeonato português, casos de Zaidu (Santa Clara), Taremi (Rio Ave) e Toni Martínez (Famalicão). Até ao momento, Sérgio Conceição conta apenas com duas caras novas: Carraça, ex-Boavista, e o guarda-redes Cláudio Ramos, que terminou contrato com o Tondela.
