
"Vamos para discutir o jogo e o resultado", garantiu Jesualdo Ferreira, esta sexta-feira, sobre o jogo de sábado (18.15 horas), com o Benfica, no Estádio da Luz, onde o Braga nunca ganhou em 56 partidas do campeonato.
À décima jornada, numa das deslocações mais difíceis do campeonato português, o Braga corre o risco de sofrer a sexta derrota, a quinta consecutiva. E se o Estádio da Luz é um palco de má memória para os braguistas - apenas uma vitória (em 1954/55, e no estádio do Jamor), 12 empates e 44 derrotas em 57 jogos para o campeonato na condição de visitante -, nem por isso Jesualdo Ferreira se deixa possuir por este pavor estatístico. Algum dia, o borrego, de 60 anos, há de ser esfolado.
Seja como for, para Jesualdo Ferreira, o Braga só poderá sair feliz da Luz se "discutir o jogo". "Às vezes, contra equipas mais pequenas, pode-se discutir o resultado sem se discutir o jogo, mas, neste caso, só poderemos discutir o resultado se formos capazes de discutir o jogo", observa o treinador.
Jesualdo nem considera a deslocação à Luz como o jogo de maior exigência da temporada. "É, certamente, muito atrativo, mas não o considero o mais difícil. Além disso, quantas vezes os jogos que aparentam ser os mais difíceis se tornam fáceis e, por outro lado, os que parecem mais fáceis tornam-se difíceis", diz o treinador do Braga.
E se o Benfica não terá no banco o treinador Jorge Jesus, que está suspenso, Jesualdo Ferreira não vê nisso qualquer vantagem: "Se o Jesus jogasse, havia, certamente, outro tipo de análise. Não é por ele estar ausente num jogo, ao cabo de cinco anos e de uns 220 jogos ao comando da equipa, que os jogadores do Benfica se deixarão influenciar de forma negativa", diz o professor.
O treinador do Braga espera "um Benfica forte" e verifica melhorias no adversário. "Até era capaz de dizer que, finalmente, o Jesus aderiu ao 4-3-3, se não me atirassem que as grandes equipas jogam em 4-3-3. O que que é certo é que, após algumas oscilações iniciais, o Benfica está a melhorar, por força da qualidade dos seus jogadores", afirma Jesualdo.
A equipa do Braga treinou esta sexta-feira de manhã. Depois de almoço, o autocarro dos "Guerreiros do Minho" ruma a Lisboa. A lista de convocados está já definida, mas o clube apenas a revelará ao final da tarde.
