
Braga e F. C. Porto entram hoje em ação no play-off da Liga Europa. Os guerreiros defrontam o Sheriff e os dragões a Lazio
Ivan Del Val/Global Imagens
F. C. Porto tem a melhor média de golos de todas as equipas do play-off da Liga Europa. Braga apresenta o plantel mais jovem nesta ronda (23,6 anos).
Começa esta quinta-feira o play-off da Liga Europa com o F. C. Porto e o Braga a entrarem em campo e a mostrarem duas particularidades: os azuis e brancos têm a melhor média de golos (2,32) entre as 16 equipas presentes nesta eliminatória, o que realça a vocação ofensiva do conjunto orientado por Sérgio Conceição, e os guerreiros possuem a média de idades mais baixa (23,6 anos), um facto interpretado como o reforço da aposta num clube que está a investir em jogadores oriundos da formação.
14596679
A equipa que mais se aproxima dos dragões é o Borussia Dortmund (2,31), uma das mais fortes em prova, que conta com o poderio ofensivo de Erling Haaland e Marco Reus para investir sobre as defesas contrárias. O F. C. Porto já não pode contar com Luis Díaz, que ainda é o melhor marcador dos azuis e brancos (16 golos), por ter sido transferido para o Liverpool. Mas Sérgio Conceição tem agora Taremi e Evanilson, os outros dois maiores finalizadores da equipa, para manter a veia goleadora ativa. Os dragões marcaram 79 golos em 34 jogos, sendo que as maiores vitórias foram por 5-0, frente ao Moreirense e Sintrense. Estes números até podiam ser ainda mais animadores se a equipa tivesse a pontaria afinada na fase de grupos da Liga dos Campeões, prova na qual apenas fez quatro golos.
Carvalhal e os miúdos
14596723
Um dos discursos mais habituais de Carlos Carvalhal é a reforçar a ideia de que o Braga é um clube formador, que aposta nos jovens e os vê como uma das bases para o sucesso. Os arsenalistas lançaram esta época oito jogadores da formação na equipa principal sendo que o maior destaque é Roger, que na presente temporada se tornou o futebolista mais jovem de sempre a marcar na Liga, com apenas 15 anos. Mas também se destacam Miguel Falé e Rodrigo Gomes, ambos com 18 anos, como escolhas de Carvalhal.
Esta noite (20 horas, SIC), o F. C. Porto defronta a Lazio, uma equipa que também privilegia o futebol ofensivo: leva 60 golos, sendo que a maior vitória surgiu frente à Spezia (6-1). A título de curiosidade, o jogador mais jovem dos "biancocelesti" é Luka Romero, de apenas 17 anos.
Muito mais longe do Estádio do Dragão, em Tiraspol, na Moldávia, o Braga mede forças com a Sheriff (17.45 horas, Sport TV1), uma equipa com pouca experiência nas competições europeias, ao participar em apenas seis jogos, excluindo qualificações. Esta época só disputou 16 jogos em todas as provas, tendo marcado 29 golos, com a maior vitória a ter sido conseguida frente ao Saksan (6-0), na Taça da Moldávia.
